ACESSIBILIDADE DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE

Autores

  • Camila Mazzetto Paes Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
  • Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
  • Pedro Marco Karan Barbosa Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA
  • Odair Vieira da Silva Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP/ACIG
  • Luís Carlos de Paula e Silva Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p146-164

Palavras-chave:

Acessibilidade arquitetônica, Educação inclusiva, Inclusão escolar, Educação Médica, Educação em enfermagem

Resumo

Neste estudo apresentamos os dados obtidos de uma pesquisa que objetivou analisar a compreensão sobre a acessibilidade da inclusão na formação do ensino superior na área da saúde. Para tanto, foi utilizado uma pesquisa de abordagem qualitativa para analisar as informações obtidas por meio de um questionário, que foi respondido por 15 professores que atuam nos cenários das Unidades Educacionais Sistematizadas e Unidades de Prática Profissional, dos cursos de Medicina e Enfermagem, tendo como referencial metodológico a Análise de Conteúdo. Como resultados foram identificados três categorias de análise: reconhecendo as possibilidades e as limitações da acessibilidade da inclusão, as potencialidades e dificuldades da acessibilidade da inclusão no processo de formação nos diferentes cenários e explorando os tipos de acessibilidade da inclusão e as sugestões, o que permitiu concluir que as instituições de ensino superior precisam adequar seus currículos e qualificar os professores para garantir o acesso e permanência dos estudantes.

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Biografia do Autor

Camila Mazzetto Paes, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

Mestranda do curso de mestrado profissional da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA

Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

Doutorado em Enfermagem. Professora do curso de mestrado profissional da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA

Pedro Marco Karan Barbosa, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

Doutorado em Enfermagem. Professor do curso de mestrado acadêmico da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA.

Odair Vieira da Silva, Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP/ACIG

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista - FAIP/ACIG. Diretor de Escola da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo.

Luís Carlos de Paula e Silva, Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA

Doutor em Saúde Pública. Professor do curso de mestrado profissional da Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA.

 

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

PAES, Camila Mazzetto; BRACCIALLI, Luzmarina Aparecida Doretto; BARBOSA, Pedro Marco Karan; SILVA, Odair Vieira da; SILVA, Luís Carlos de Paula e. ACESSIBILIDADE DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 146–164, 2024. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p146-164. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34554. Acesso em: 22 abr. 2025.