ACESSIBILIDADE DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p146-164Palavras-chave:
Acessibilidade arquitetônica, Educação inclusiva, Inclusão escolar, Educação Médica, Educação em enfermagemResumo
Neste estudo apresentamos os dados obtidos de uma pesquisa que objetivou analisar a compreensão sobre a acessibilidade da inclusão na formação do ensino superior na área da saúde. Para tanto, foi utilizado uma pesquisa de abordagem qualitativa para analisar as informações obtidas por meio de um questionário, que foi respondido por 15 professores que atuam nos cenários das Unidades Educacionais Sistematizadas e Unidades de Prática Profissional, dos cursos de Medicina e Enfermagem, tendo como referencial metodológico a Análise de Conteúdo. Como resultados foram identificados três categorias de análise: reconhecendo as possibilidades e as limitações da acessibilidade da inclusão, as potencialidades e dificuldades da acessibilidade da inclusão no processo de formação nos diferentes cenários e explorando os tipos de acessibilidade da inclusão e as sugestões, o que permitiu concluir que as instituições de ensino superior precisam adequar seus currículos e qualificar os professores para garantir o acesso e permanência dos estudantes.