A ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PARA ADULTOS:
uma abordagem sistêmica
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p188-211Palavras-chave:
Análise de necessidades, Pesquisa-ação, Expectativas, Formação de adultos, Plano de FormaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo representar um modelo heurístico denominado "pesquisa-ação" utilizado para a análise das necessidades de formação de acordo com uma abordagem sistêmica. Pretende-se representar, através da proposta de metodologias pedagógicas e de investigação social, os princípios, métodos e objetivos para a detecção de necessidades de formação em adultos no âmbito de organizações públicas e privadas, de forma a construir um plano de formação adequado. A construção de um quadro conceitual baseado em expectativas, contextos e déficits representa o pré-requisito operacional para a detecção e análise das necessidades de formação em adultos com base na teoria da necessidade e da satisfação das expectativas. A teoria dos sistemas sociais funcionalmente diferenciados, utilizada como pressuposto teórico, indica a formação como um sistema cuja estrutura é variável de acordo com os objetivos educacionais. Nesse sentido, a formação é produzida e reproduzida com as ferramentas do sistema. Nessa perspectiva, é possível descrever as maneiras pelas quais a educação de adultos pode ser produzida e implementada de forma participativa.