A ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PARA ADULTOS:

uma abordagem sistêmica

Autores

  • Pasquale Luigi Di Viggiano Università del Salento - Itália

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p188-211

Palavras-chave:

Análise de necessidades, Pesquisa-ação, Expectativas, Formação de adultos, Plano de Formação

Resumo

Este artigo tem como objetivo representar um modelo heurístico denominado "pesquisa-ação" utilizado para a análise das necessidades de formação de acordo com uma abordagem sistêmica. Pretende-se representar, através da proposta de metodologias pedagógicas e de investigação social, os princípios, métodos e objetivos para a detecção de necessidades de formação em adultos no âmbito de organizações públicas e privadas, de forma a construir um plano de formação adequado. A construção de um quadro conceitual baseado em expectativas, contextos e déficits representa o pré-requisito operacional para a detecção e análise das necessidades de formação em adultos com base na teoria da necessidade e da satisfação das expectativas. A teoria dos sistemas sociais funcionalmente diferenciados, utilizada como pressuposto teórico, indica a formação como um sistema cuja estrutura é variável de acordo com os objetivos educacionais. Nesse sentido, a formação é produzida e reproduzida com as ferramentas do sistema. Nessa perspectiva, é possível descrever as maneiras pelas quais a educação de adultos pode ser produzida e implementada de forma participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pasquale Luigi Di Viggiano , Università del Salento - Itália

Professor Adjunto do Laboratório de Tecnologia da Informação para Planejamento Social e Gestão de Projetos - Curso de Mestrado em Governança Euro-Mediterrânea de Políticas Migratórias. Vice-Diretor do Centro de Estudos sobre Risco e professor do módulo "Administração Digital" do Mestrado APPREST. Diretor científico da pesquisa-ação FAMI: Migrants Coming-App do Departamento de Ciências Jurídicas da Universitá del Salento (LE - Italia). Doutor em Ciências Jurídicas.

 

REFERÊNCIAS

BOCCHI, Gianluca; CERUTI, Mauro. La sfida della complessità (a cura di BOCCHI, Gianluca; CERUTI, Mauro) Milano: Feltrinelli, 1985.

BOCHICCHIO, Franco. I bisogni di formazione. Teorie e pratiche. Roma: Carocci, 2012.

BOCHICCHIO, Franco. Formare gli adulti e competenze dell’educatore. Tricase: Libellula, 2017.

BOCHICCHIO, Franco; DI VIGGIANO, Pasquale Luigi. La formazione partecipata. Roma: Carocci, 2012.

BOLDIZZONI, Daniele. Oltre la formazione apparente. Milano: Il Sole 24 Ore, 1984.

DE LANDSHEERE, Gilbert. Introduzione alla ricerca in educazione. Firenze: La Nuova Italia, 1973.

DEMETRIO, Duccio. Micropedagogia. La ricerca qualitativa in educazione. Firenze: La Nuova Italia, 1992.

ESPOSITO, Elena. L’operazione di osservazione: costruttivismo e teoria dei sistemi sociali. Milano: Franco Angeli, 1992.

FOESTER, Heinz von. Sistemi che osservano. Roma: Astrolabio, 1987.

GIGLIETTO, Fabio. Alle radici del futuro. Milano: Franco Angeli, 2006.

GLASERSFELD, Ernst von. Constructivis in Education. NY: Lawrence Erlbaum Ed., 1995.

HELLER, Ágnes. La teoria dei bisogni in Marx. Milano: Feltrinelli, 1974.

INHELDER, Barbel; SINCLAIR, Hermine; BOVET, Magali. Apprendimento e strutture della conoscenza. Torino: Loescher Ed, 1975.

LUHMANN, Niklas. Struttura della società e semantica. Bari: Laterza, 1983.

LUHMANN, Niklas. Il sistema educativo. Problemi di riflessività. Roma: Armando, 1988.

LUHMANN, Niklas. Sistemi sociali. Fondamenti di una teoria generale. Bologna: Il Mulino, 1990.

LUHMANN, Niklas; DE GIORGI, Rafaelle. Teoria della società. Milano: Franco Angeli, 1992.

MALTHUS, Thomas Robert. Saggio sul principio della popolazione. Torino: Einaudi, 1997.

MARCH, James. Prendere decisioni. Bologna : Il Mulino, 1988.

MARX, Karl. Grundrisse der Kritik der politischen Ökonomie. Berlin, 1953.

MARX, Karl. L’ideologia tedesca. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Opere complete, vol. V. Roma: Editori Riuniti, 1972.

MARX, Karl. Manoscritti economico-filosofici del 1844. Bologna: Piccola biblioteca Einaudi. Nuova serie, 2004.

MASLOW, Abraham Harold. Teoria della motivazione umana. Pirelli, Milano, 1973.

MAX-NEEF, Manfred. Human Scale Development. New York: Apex Press, 1991.

MCCLELLAND, David Clarence. The Achieving Society. Eastford: Martino Fine Books, 2010.

MURRAY, Henry. Explorations in Personality. New York: Oxford University Press, 1938.

NICCOLI, Ermanno. Il costruttivismo in didattica: una teoria o un atteggiamento? Giornale di Didattica della Società Chimica Italiana, anno XXV, n. 2, p. 43-47, 2003.

PIAGET, Jean. Introduzione all’epistemologia genetica. Milano: Emme Edizioni, 1982.

RICARDO, Daniel. Principi dell'economia politica e dell’imposta. Torino: Utet, 2006.

RUTIGLIANO, Enzo. Lavoro: appunti per la metamorfosi di un concetto. Quaderni di sociologia (57), p. 109-114, 2011. Disponível em https://journals.openedition.org/qds/615 Acesso em 13 dez. 2024.

SCHMIDT, Reinhard. Appendice: Tradurre la complessità. Note bilingui sul lessico luhmanniano. In: LUHMANN, Niklas. Sistemi sociali. Fondamenti di una teoria generale. Bologna: Il Muino, 1990.

SIMON, Herbert A. Il comportamento amministrativo. Bologna : Il Mulino, 1953.

SMITH, Adam. An inquiry into the nature and causes of the wealth of nations. London: Cannan ed, 1776

TRINCHERO, Roberto. Manuale di ricerca educativa. Milano: Franco Angeli, 2002.

WATZLAWICK, Paul. La realtà inventata. Milano : Feltrinelli, 2006.

ZAMAGNI, Stefano Zamagni; LUCCIO, Riccardo. Bisogni- Economia. Tratto da Treccani Enciclopedia delle scienze sociali (1991). Disponível em http://www.treccani.it/enciclopedia/bisogni Acesso em 13 dez. 2024.

Downloads

Publicado

2025-01-21

Como Citar

VIGGIANO , Pasquale Luigi Di. A ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO PARA ADULTOS:: uma abordagem sistêmica. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 188–211, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p188-211. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/35193. Acesso em: 22 abr. 2025.