Percalços e desafios da produção acadêmica sobre o Programa de Incentivo à Leitura no Brasil (Proler), 1992–2012: análises preliminares
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n4p34Palavras-chave:
PROLER, Politica públicas, Leitura, Ideologia.Resumo
Este artigo apresenta trabalho desenvolvido na linha de Processos Educativos e seus Fundamentos, vinculado ao OBEDUC/UNIUBE com financiamento CAPES/ FAPEMIG e que teve como objeto de pesquisa as produções acadêmicas sobre o Proler. O objetivo geral foi examinar parte da produção acadêmica sobre o Proler compreendida entre os anos de 1992-2012. Os objetivos específicos traduzem-se em identificar a trajetória política e histórica do Proler e verificar se a produção acadêmica reconhece a eficiência do programa de leitura. A pesquisa é bibliográfica e documental. Foram selecionados 63 trabalhos entre artigos, monografias, dissertações e teses, todos localizados no portal da CAPES e em portais de Instituições de Ensino Superior. Tomou-se por critério aquelas que tivessem o Proler como objeto de pesquisa. Dentre elas, escolheram-se três que mais se aproximavam dos objetivos do trabalho, isto é, as que abordassem e tivessem como foco a Política e a História do Programa. Foram desenvolvidas duas categorias para análise: 1 – “as concepções políticas do Proler na visão dos pesquisadores” e 2 – “delimitação do perfil histórico e ideológico do Programa”. Como considerações parciais, conclui-se que a conjuntura brasileira favoreceu a instituição do Programa, apresentando-o satisfatório por atender às necessidades políticas do neoliberalismo, aos organismos mundiais de controle de capital e, que a produção analisada foi insuficiente para comprovar ou não a eficiência do Proler.
ABSTRACT
This research project was developed in the line of Education Processes and their Foudations, linked to OBEDUC/UNIUBE with CAPES/FAPEMIG fuding, and had as a research subject the academic productions on PROLER. The overall objective was to examine part of the academic literature on the PROLER between the years 1992-2012. The specific objectives are reflected in identifying the political and historical trajectory of PROLER, and verifying if the academic literature recognizes the reading program efficieny. It is a bibliographic and documentary research. We have selected 63 works incluinding articles, monographs, dissertations and theses, all located on the portal of CAPES and portals of higer education institutions. Our criterion was thoses which had the PROLER as an explicit object of research. Among them we chose three which came closest to our goal, that is, the ones which addressed and focused the policy and the history of the program. We have developed two categories for analysis: 1 – The political conceptions of PROLER in the view of researchers and 2 – The delimitation of the historical and ideological profile of the program. As partial consideration, we conclude that Brazilian situation has favored the institution of the program, and that is satisfactory to meet the needs of neoliberalism policies, to the global bodies of capital control and, that the analyzed production was sufficient to prove or disprove the PROLER efficiency.
Keywords: Proler. Public Policies. Reading. Ideology.