A fabricação da excelência na escola pública: notas acerca de práticas educacionais e trajetórias escolares de sucesso
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n4p56Palavras-chave:
Sociologia da Educação. Ensino Médio. Sucesso escolar.Resumo
Este trabalho tem como principal propósito conhecer e analisar as condutas e as trajetórias escolares de alunas e alunos que frequentam a última série do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP/COLUNI/UFV), bem como as características dessa instituição de ensino que se notabiliza, no país, pela excelência do ensino que oferece. Trata-se de parte de uma investigação que abrange a tríade alunos/alunas de sucesso, escola pública de excelência e famílias, cujo pressuposto é o de que a constituição de um processo de excelência escolar depende de uma diversidade de fatores. A metodologia de pesquisa conciliou procedimentos quantitativos e qualitativos, em particular os depoimentos obtidos em entrevistas realizadas com o corpo discente. Os primeiros resultados mostraram que o exame de seleção, as práticas pedagógicas, a formação de professores e a mobilização dos/as estudantes são algumas das variáveis que configuram a excelência nessa escola pública.
ABSTRACT
In this socio-theoretical study, our main purpose is to understand the educational trajectories of male and female high performance students in the last term of high school at Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAP/COLUNI/UFV), and also the actions and characteristics of efficiency and excellence employed by this institution. Therefore, our research encompasses the triad of successful students, the public school of excellence and the families, because, with good reason, we understand that variety factors. The metodology rely on proceeding quantitative and qualitative, especially for this article, the analysis of sociocultural data and grades in interviews conducted with students of this institution. The first results showed that the selection exam, teaching practices, teacher training and students mobilization contributes for to academic success.
Keywords: Education Sociology. High School. Academic Success.