Considerações sobre a implementação de uma intervenção de índole dialógica com crianças do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n4p6Palavras-chave:
Intervenção dialógica, Diálogo socrático, Filosofia, Debate, Metacognição, Aprender a pensar.Resumo
Este texto apresenta um estudo realizado em duas escolas de ensino fundamental de Belo Horizonte. Em cada escola participaram do estudo uma turma do 5º ano, considerada mais agitada, e uma de suas professoras. O estudo consistiu na implementação de uma intervenção de carácter dialógico e filosófico em sessões inspiradas no programa Filosofia para Crianças, que notadamente melhora o pensamento, habilidades de comunicação e competência social. Pretendeu-se observar se a intervenção tinha algum impacto na atitude agitada dos alunos. Foram recolhidos dados por meio de observações e questionários antes e depois da intervenção. Os resultados foram comparados e analisados sob quatro ângulos: disciplina, autoestima, criatividade e opinião sobre aprender a pensar bem. Apenas a avaliação da criatividade mostrou mudança negativa. Considerando o debate uma ferramenta pedagógica poderosa, cogita-se sobre o aumento da sua utilização em sala de aula e seu impacto na socialização e comunicação e possíveis consequências para o rendimento escolar.
ABSTRACT
This paper presents the results of a study conducted in two primary schools in Belo Horizonte, Brazil. In each school, one 5th grade class behaviourally challenging and one of its teachers participated in the study. Its aim was to involve pupils in a dialogic intervention, in sessions inspired in the Philosophy for Children programme, which knowingly boosts thinking, communication and social skills. We wanted to observe pupils´ response and ascertain whether the intervention changed their attitude of indiscipline. Data was collected through observations and before-and-after the intervention questionnaires. Results were compared and analysed under four parameters: discipline, self-esteem, creativity and opinions on learning to think better. All aspects showed improvement, except the evaluation of creativity. Considering that debates are powerful pedagogical tools, a discussion is presented involving a more prominent use of debate in the classroom, its contribution to the improvement of social and communication skills and possible impact on school attainment.
Keywords: Dialogic intervention. Socratic dialogue. Philosophy. Debate. Metacognition. Learning to think.