Considerações em torno de dois modelos-limites de Ensino
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2014v2n4p74Palavras-chave:
Produção de conhecimento. Transmissão de conhecimento. Modelos de ensino.Resumo
Propõe-se desenvolver uma argumentação em torno da oposição entre dois modelos limites de ensino – tema que se encontra em permanente debate: o ensino que se ampara na ideia de transmissão de conhecimento, e o ensino que se ampara na ideia de produção de conhecimento. O texto não propõe discutir bibliografia sobre o tema e seus assuntos correlatos, mas apenas apresentar algumas posições do autor no sentido de estimular o debate em torno de uma questão que está sempre em pauta na prática cotidiana do ensino.
ABSTRACT
It is proposed to develop an argumentation, in relation to a permanent debate, about the opposition between two models of Education: that based in the idea of transmission of knowledge, and that based on the notion of production of knowledge. The text does not proposes to discuss bibliography about the theme and its correlated aspects, bur only to present some positions of the author in the sense of to stimulate the debate around a question that is ever present in the quotidian practice of Education.
Keywords: Production of Knowledge. Transmission of Knowledge. Models of Education.