EDUCAÇÃO, BARBÁRIE E SEMIFORMAÇÃO: APORTES DA TEORIA CRÍTICA E DO PENSAMENTO ADORNIANO PARA ANALISE DA PRÁTICA EDUCATIVA

Autores

  • Thiago Luiz Santos Oliveira Professor da Rede Estadual de Minas Gerais, Doutorando em Educação da PUC Minas.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n6p19

Palavras-chave:

Teoria Crítica. Educação. Indústria Cultural. Barbárie. Formação.

Resumo

Neste artigo procurar-se-á abordar a relevância dos conceitos de educação barbárie e semiformação, a partir do pensamento crítico de Theodor Adorno para o entendimento da prática educativa. Dentro dessa perspectiva buscar-se-á evidenciar a importância da educação para a superação dos processos de dominação e para a formação de sujeitos realmente plenos, capazes da reflexão autônoma. É importante frisar no entanto que Adorno e os fundadores da matriz da Teoria Critica, posteriormente conhecida como Escola de Frankfurt não eram especificamente teóricos da educação. Mesmo assim é possível e pertinente a utilização do arcabouço teórico adorniano nas reflexões acerca da pratica educativa. Ora, sendo a educação enquanto campo de pesquisa social pautada pela pluralidade de análises e pela interdisciplinaridade faz-se importante o entendimento epistemológico dos preceitos principais que norteiam a Teoria Crítica, que podem de fato ser utilizados para a análise sociológica da pratica pedagógica.

 

ABSTRACT

In this article we will try to approach the relevance of barbarism education concepts and erudition, from critical thinking Theodor Adorno to the understanding of educational practice. Within this perspective will be sought to evidence the importance of education to overcome the domination of processes and the formation of subjects really full, capable of independent thought. It is important to note however that Adorno and the founding mother of Critical Theory, later known as the Frankfurt School were not specifically educational theorists. Yet the use of Adorno's theoretical framework in the reflections of the educational practice is possible and relevant. Now, with education as a social search field guided by the plurality of analysis and the interdisciplinarity is an important epistemological understanding of the key principles that guide the Critical Theory, which can in fact be used for sociological analysis of pedagogical practice.

Keywords: Critical Theory. Education. Cultural Industry. Barbarism. Formation.

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Biografia do Autor

Thiago Luiz Santos Oliveira, Professor da Rede Estadual de Minas Gerais, Doutorando em Educação da PUC Minas.

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com previsão de defesa da tese para o ano de 2018. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). É professor de História da Rede Estadual de Minas Gerais e de Cursos Preparatórios. Tem experiência nas áreas de História, Teoria do Currículo, Teoria Crítica, Teoria Pedagógica, Ensino de História, História da Educação, Formação Docente, Metodologia Científica, Teoria da História, Hermenêutica Objetiva, Filosofia da Educação e Estudos do Cotidiano e Infância em Educação. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância da PUC-MG.

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

Oliveira, T. L. S. (2016). EDUCAÇÃO, BARBÁRIE E SEMIFORMAÇÃO: APORTES DA TEORIA CRÍTICA E DO PENSAMENTO ADORNIANO PARA ANALISE DA PRÁTICA EDUCATIVA. @rquivo Brasileiro De Educação, 3(6), 19–33. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2015v3n6p19