TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO, INICIAL E A DISTÂNCIA, DE PROFESSORES DE HISTÓRIA

Autores

  • Márcia Maria Dias Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Eucidio Arruda Pimenta Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p37

Palavras-chave:

Formação de professores de História. Tecnologias na Educação. Prática docente.

Resumo

Este artigo tem como proposta analisar criticamente a incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto de formação inicial do docente de História, bem como refletir sobre a apropriação dessas tecnologias, para além de seu modo instrumental, na prática pedagógica dos professores de História da educação básica. Para tanto, parte-se do pressuposto de que o uso de tais tecnologias na prática docente deve ser fomentado pelo emprego delas no processo de formação dos professores, levando-se em consideração as influências e marcas que as práticas pedagógicas e didáticas da educação superior imprimem na formação docente inicial, e, consequentemente, nas ações desses futuros professores. Por fim, conclui-se que a formação do professor envolve uma formação crítica e propositiva no que tange as TDIC no intuito de compreender e usufruir de seus recursos em todos os aspectos sociais e não somente emaranhar-se nos encantamentos tecnológicos, imbuídos de diversas intencionalidades políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Maria Dias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Licenciada em História pela PUCMG; licenciada em Pedagogia pela FETREMIS; especialista em Docência do Ensino Superior pela FETREMIS e mestranda do PROMESTRE – Mestrado Profissional em Educação e Docência UFU.

Eucidio Arruda Pimenta, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Doutor em Educação, professor do Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional de Educação e Docência, linha de pesquisa Educação, Tecnologia e Sociedade/UFU.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

DIAS, Márcia Maria; PIMENTA, Eucidio Arruda. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO, INICIAL E A DISTÂNCIA, DE PROFESSORES DE HISTÓRIA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 37–51, 2016. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p37. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n7p37. Acesso em: 9 set. 2025.