UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A MÚSICA NO CURRÍCULO MEDIADO PELA TEORIA CRÍTICA ADORNIANA

Autores

  • Juliana Viana Gotschalg Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Faculdade de Santa Luzia.
  • Matheus Almeida Rodrigues Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p60

Palavras-chave:

Sala de Aula. Processo pedagógico. Theodor Adorno. Teoria crítica. Hermenêutica objetiva.

Resumo

Neste texto apresentamos reflexões para os professores sobre a importância do processo educar, ensinar e formar, decorrentes de evidências empíricas de análise micrológica da sala de aula das disciplinas: Educação Física e Música, realizadas através da metodologia hermenêutica objetiva, do sociólogo alemão Ulrich Oevermann, da Universidade de Frankfurt. Aulas gravadas em áudio e transcritas na forma de protocolo de análise, segundo o método, foram submetidas à análise reconstitutiva do processo pedagógico que está presente na sala de aula, evidenciando como professores e alunos lidam com o conhecimento e como se estabelecem as relações de educação como processo sistemático de condução do aluno na realização da sua formação. Nossa referência para essas reflexões é Theodor Adorno, na sua crítica ao processo social de dominação e na sua defesa da emancipação como meta da escola. A hermenêutica objetiva materializa em termos metodológicos a teoria crítica desenvolvida por Adorno, configurando se como uma importante ferramenta para desvelar a prática social educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Viana Gotschalg, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Faculdade de Santa Luzia.

Graduada em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) - bolsa capes. Atualmente é integrante do grupo de estudo e pesquisa de Profissão Docente - GEPPDOC na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora da Faculdade de Santa Luzia.

Matheus Almeida Rodrigues, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação de Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2005), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013) e mestrado em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Foi professor do curso de Licenciatura em Música na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde atuou de 2006 a 2015. Atuou também como professor de Música no ensino regular (educação básica) do Colégio Instituto da Criança (2004-2006) e na Fundação Torino (2008-2012). Atua como músico profissional em concertos, produções fonográficas e trilhas sonoras para espetáculos de dança.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

GOTSCHALG, Juliana Viana; RODRIGUES, Matheus Almeida. UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A MÚSICA NO CURRÍCULO MEDIADO PELA TEORIA CRÍTICA ADORNIANA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 60–73, 2016. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p60. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n7p60. Acesso em: 9 set. 2025.