UM DIÁLOGO ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A MÚSICA NO CURRÍCULO MEDIADO PELA TEORIA CRÍTICA ADORNIANA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p60Palavras-chave:
Sala de Aula. Processo pedagógico. Theodor Adorno. Teoria crítica. Hermenêutica objetiva.Resumo
Neste texto apresentamos reflexões para os professores sobre a importância do processo educar, ensinar e formar, decorrentes de evidências empíricas de análise micrológica da sala de aula das disciplinas: Educação Física e Música, realizadas através da metodologia hermenêutica objetiva, do sociólogo alemão Ulrich Oevermann, da Universidade de Frankfurt. Aulas gravadas em áudio e transcritas na forma de protocolo de análise, segundo o método, foram submetidas à análise reconstitutiva do processo pedagógico que está presente na sala de aula, evidenciando como professores e alunos lidam com o conhecimento e como se estabelecem as relações de educação como processo sistemático de condução do aluno na realização da sua formação. Nossa referência para essas reflexões é Theodor Adorno, na sua crítica ao processo social de dominação e na sua defesa da emancipação como meta da escola. A hermenêutica objetiva materializa em termos metodológicos a teoria crítica desenvolvida por Adorno, configurando se como uma importante ferramenta para desvelar a prática social educativa.