A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E O CURRÍCULO: EM BUSCA DO INÉDITO E VIÁVEL

Autores

  • Teodoro Adriano Costa Zanardi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p87

Palavras-chave:

Escola em tempo integral. Currículo. Paulo Freire.

Resumo

O presente artigo é resultado preliminar de uma pesquisa em curso orientada para a construção de uma proposta curricular, fundada na dialogicidade freireana, para Escola em Tempo Integral. Com a compreensão de que o currículo se traduz no que-fazer na escola, tomamos a categoria inédito-viável como a realização do sonho possível, que é a construção coletiva do currículo como fundamento de nossa práxis. A partir da observação e investigação de documentos da escola-parceira e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais sobre o projeto curricular das escolas participantes do Projeto Educação em Tempo Integral (PROETI), o grupo envolvido na pesquisa realizou entrevistas e círculos epistemológicos, com o objetivo de construir uma proposta curricular democrática. Sobre bases freireanas, a pesquisa tem caráter qualitativo e como fundamento metodológico a pesquisa-ação, dado que o objetivo é organizar uma intervenção com educadores(as) e educandos(as) no que-fazer no tempo integral.

 

ABRSTRACT

The present article is the preliminary result of an ongoing research, oriented to the construction of a curricular proposal for full-time education that has Paulo Freire's dialogical perspective as foundation. Providing that the curriculum makes for the todos at school, we take the Unknown Viable category as the fulfillment of a possible dream, which is the collective construction of the curriculum as our praxis’ basis. By observing and investigating documents from the partner school and Minas Gerais’ Secretariat of Education (SEE-MG), about the curricular project of schools taking part in the Full-Time Education Program (PROETI), the group involved in the research carried out interviews and epistemological circles, with the objective of constructing a democratic curricular proposal. About its Freire foundations, the research is qualitative and follows the research-action methodology, given that the purpose is to organize an intervention with educators and learners at the todos in the full-time period.

Keywords: Full-time education; Curriculum; Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Teodoro Adriano Costa Zanardi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Possui graduação em Direito (1999) e mestrado em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), Doutorado em Educação pela PUC São Paulo (2009) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Colônia (Alemanha) (2012) com bolsa da CAPES. Professor Adjunto IV do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Consultor na área de desenvolvimento curricular. Comentarista semanal da Rádio CBN - BH como colunista do quadro "Escola da Vida". Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos estudos do papel de práticas educativas como instrumento de afirmação e (re)criação dos direitos, currículo, educação integral e pedagogia freireana.

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Publicado

2016-10-17

Como Citar

ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. A ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL E O CURRÍCULO: EM BUSCA DO INÉDITO E VIÁVEL. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 87–105, 2016. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p87. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n7p87. Acesso em: 9 set. 2025.