ESTADO CAPITALISTA, TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p9Palavras-chave:
Estado capitalista. Trabalho docente. Ensino superior. Educação a Distância.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a configuração do Estado capitalista na atualidade e as consequências daí decorrentes para as relações de trabalho, especificamente, para o trabalho docente nas universidades públicas, a partir da política de expansão do ensino superior através da Educação a Distância (EaD), com a institucionalização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, assume como suporte teórico-metodológico o materialismo histórico e aborda a configuração atual do Estado capitalista, que a partir dos anos de 1990 passou a seguir uma tendência gerencial, em consonância com os pressupostos do projeto político neoliberal da Terceira Via. O avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no campo educacional, principalmente com a difusão da modalidade da EaD, é resultado de uma concepção de Estado e de uma forma de funcionamento da política educacional defendida pelo bloco no poder, independentemente das implicações negativas que possa causar sobre os processos de trabalho e de formação humana.