ESTADO CAPITALISTA, TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Mariana Novais Vieira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Eucídio Pimenta Arruda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p9

Palavras-chave:

Estado capitalista. Trabalho docente. Ensino superior. Educação a Distância.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a configuração do Estado capitalista na atualidade e as consequências daí decorrentes para as relações de trabalho, especificamente, para o trabalho docente nas universidades públicas, a partir da política de expansão do ensino superior através da Educação a Distância (EaD), com a institucionalização do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, assume como suporte teórico-metodológico o materialismo histórico e aborda a configuração atual do Estado capitalista, que a partir dos anos de 1990 passou a seguir uma tendência gerencial, em consonância com os pressupostos do projeto político neoliberal da Terceira Via. O avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no campo educacional, principalmente com a difusão da modalidade da EaD, é resultado de uma concepção de Estado e de uma forma de funcionamento da política educacional defendida pelo bloco no poder, independentemente das implicações negativas que possa causar sobre os processos de trabalho e de formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Novais Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação pela Universidade
Federal de Minas Gerais (UFMG), na Linha de Pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana,
sob orientação do professor Eucídio Pimenta Arruda.
Bolsista CAPES e professora da educação básica
em Juiz de Fora/MG.

Eucídio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professor da Faculdade de Educação da UFMG, na área de Políticas Públicas em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. Atualmente, é coordenador do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMG.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

VIEIRA, Mariana Novais; ARRUDA, Eucídio Pimenta. ESTADO CAPITALISTA, TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 9–23, 2016. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n7p9. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n7p9. Acesso em: 9 set. 2025.