A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n8p31

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Forma de aprendizagem. Objetivo das aulas práticas.

Resumo

O presente trabalho pretende discutir a importância das aulas práticas de Ciências desenvolvidas no ensino fundamental como uma metodologia que auxilie no processo de aprendizagem do aluno. Para isso, realizou-se uma pesquisa com 97 estudantes do sexto ao nono ano, em um colégio particular da cidade de Cascavel, Paraná. A pesquisa consistiu na aplicação e no levantamento de dados a partir de questionários com os quais se pôde observar o interesse dos alunos no que se refere à relevância das aulas práticas para atingir o seu melhor aprendizado. Nesse contexto, dentre as atividades que podemos considerar como práticas, vale citar: a experimentação, aula de laboratório, a manipulação de materiais, o estudo do meio, as pesquisas, a aula em campo, entre outras que são exemplos essenciais para o ensino de Ciências e fazem diferença no estímulo de raciocínio do aluno, possibilitando que ele se torne construtor do seu conhecimento. Quanto maior o envolvimento do estudante, melhor o seu aprendizado, pois ele aprende a tirar suas próprias conclusões, favorecendo pensamentos e atitudes entre ciência, tecnologia e sociedade. O ensino por meio de atividades empíricas é uma necessidade para a melhor assimilação de conteúdos teóricos, entretanto, para que essa abordagem metodológica seja proveitosa, é preciso que o professor a situe adequadamente no processo de aprendizagem e saiba estabelecer a ponte entre a teoria e a prática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leiza Daniele Zander, Faculdade Assis Gurcacz

Graduada em Ciências Biológicas pela Unipar- Universidade Paranaense (2004). Especialização: Docência no Ensino Superior (2005), pela União Panamericana de Ensino – UNIPAN. Especialização: Microbiologia Ambiental, Alimentar e Humana pela Universidade Paranaense (2010). Atualmente é Servidora pública (professora) da Secretaria do Estado do Paraná; Professora de Ciências e Biologia no Colégio Fag da Faculdade Assis Gurgacz. Docente nas disciplinas de Prática de Ensino e Fundamentos do Ensino de Ciências no curso de Ciências Biológicas, Biologia Celular e Histologia e Embriologia no curso de Medicina Veterinária na Faculdade Assis Gurgacz.

Downloads

Publicado

2017-03-26

Como Citar

BARTZIK, Franciele; ZANDER, Leiza Daniele. A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 8, p. 31–38, 2017. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n8p31. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n8p31. Acesso em: 18 abr. 2025.