EDUCAÇÃO E TRABALHO: A FORMAÇÃO DO SUJEITO E A SOCIEDADE DE MERCADO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2017v5n10p44Palavras-chave:
Educação. Filosofia da Educação. Educação e Trabalho. Educação e Sociedade.Resumo
Pensar as relações entre educação e trabalho requer analisar como o sujeito se encontra inserido na sociedade contemporânea regida pelas relações de mercado. A intencionalidade do governo e de educadores na implementação das propostas de ensino pautadas na constituição da democracia e no exercício da cidadania requer um tipo de sujeito crítico, e isso entra em contradição com as determinações do mercado. O objetivo desse artigo é apresentar ao leitor uma reflexão sobre os limites e as possibilidades de implementar propostas educativas nas interfaces entre os campos da educação e do trabalho. Para tanto, tem-se como proposição teórica analisar e interpretar a área temática entre educação e trabalho e, principalmente, saber como se realiza essa junção na unidade de ensino. Diria que essas diversas junções de práticas educativas que ocorrem na unidade de ensino são produções incontroláveis que resultam das tramas de relações humanas que instituem e produzem o sujeito.