HIGH SCHOOL IN THE TOCANTINA AMAZON

how did the schooling of young riverside woman who enter the degree in rural education?

Authors

  • Larissa de Nazaré Carvalho de Aviz Universidade do Estado do Pará
  • Mônica Castagna Molina Universidade de Brasília
  • Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p407-433

Keywords:

SOME, Tocantina Amazon, Young Riverside Women

Abstract

The article presents excerpts from ongoing doctoral research aimed at understanding how the formative process of the Degree in Rural Education (LEdoC) at the Federal University of Pará in Abaetetuba, Pará, Brazil, contributes to the self-organization of young riverside women who have graduated from this program. This research examines their involvement in various professional and community settings. In this section, we will discuss the high school education process within the Modular Education System (SOME) as experienced by LEdoC graduates. The theoretical basis was grounded in studies by Molina (2019), Alves and Almeida (2023), and Rodrigues (2016). In this qualitative study, we used semi-structured interviews as our primary instrument. We conducted interviews with a total of six young riverside residents who served as informants for the thesis. In this article, we focus on four interview samples: three participants from Abaetetuba and one from Igarapé-Miri, both located in Pará, Brazil. The results indicate that, despite the provision of SOME, the education of young women faces several challenges, particularly in areas bordering the Tocantins River region. SOME has been the primary means for the working class to access further educational opportunities, such as higher and technical education.

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Author Biographies

Larissa de Nazaré Carvalho de Aviz, Universidade do Estado do Pará

Doutoranda em Educação, pela Universidade de Brasília, linha de pesquisa Educação ambiental e Educação do Campo. Mestra em educação- linha de pesquisa: Políticas Públicas Educacionais- Universidade Federal do Pará 2014/2016. Especialista em Agriculturas Amazônicas e Desenvolvimento Agroambiental- Universidade Federal do Pará 2012/2013- Especialista em Atendimento Educacional Especializado /Unicesumar. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia-Universidade do Estado do Pará, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre trabalho e educação- GEPTE/ UFPA desde 2012. Integrante e colaboradora no grupo de estudos e pesquisa sobre Gestão, Trabalho e Educação Carcerária - GEPGTEC- UEPA, desde 2012. Professora da Universidade do Estado do Pará, campus universitário de São Miguel do Guamá. Associada ANPED. Tenho experiência na área de educação, com ênfase em educação do campo, trabalho e educação, saberes sociais, ensino médio, juventudes, didática. 

Mônica Castagna Molina , Universidade de Brasília

Pós-Doutora em Educação pela UNICAMP(2013). Professora Associada da Universidade de Brasília (UnB), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Diretora do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo e Desenvolvimento Rural, da FUP-UnB, de 2006 a 02\2022 .Foi Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação Ambiental e Educação do Campo, do PPGE-UnB, de 2014-2020.Líder ( 2014-atual) , do Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. Coordena atualmente o Eixo 7, que congrega 15 universidades públicas que pesquisam Educação Superior do Campo, como parte da pesquisa Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção vinculada à Rede Universitas. Coordenou a Pesquisa Educação do Campo e Educação Superior: Uma Análise de Práticas contra-hegemônicas na formação de profissionais da Educação e das Ciências Agrárias nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte (2013-2017), financiada pela CAPES. Coordenou a II Pesquisa Nacional da Reforma Agrária, financiada pelo IPEA, em 2013-2016. Coordenou a Pesquisa Acesso ao ensino superior: métodos e processos de formação de professores nos sistemas universitários de Cuba e do Brasil, vinculado ao Projeto de Cooperação Internacional entre o Brasil e Cuba, financiado pela CAPES no período de 2010-2014. Implementou e coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo, da FUP\UnB, de 2007 a 2011. Coordenou a Pesquisa "A educação Superior no Brasil (2000-2006): Uma Análise Interdisciplinar das Políticas para o Desenvolvimento do Campo Brasileiro", financiada pelo Observatório de Educação da Capes, envolvendo uma rede de universidades. Coordenou o PRONERA e o Programa Residência Agrária. Participou da I Pesquisa Nacional da Reforma Agrária (I PNERA) em 2003-2004. Seus estudos e pesquisas concentram-se principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Formação de Educadores, Políticas Públicas, Reforma Agrária, Desenvolvimento Sustentável.

Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo, Universidade do Estado do Pará

Doutorado (Sanduíche) em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2012) Universidade Federal de minas Gerais (UFMG/ 2009), com Pós Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2016), Mestrado Acadêmico em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2006), especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado do Pará (UEPA/2005). Especialista em Educação e Informática pela Universidade Federal do Pará (UFPA/1996). Graduação em Pedagogia pela União das Escolas Superiores do Pará (UNESPa/1990). Coordenadora do Campus X - Universidade do Estado do Pará/Igarapé Açu (até junho de 2013). Presidente do Conselho Municipal de Educação de Igarapé Açu (até Junho de 2013). Pesquisadora da Universidade do Estado do Pará/UEPA, onde é líder do GEPGTEC Grupo de estudos e pesquisa sobre gestão, trabalho e educação carcerária (CNPq), membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação e do OBSERVE - Observatório de gestão escolar/UFPA. Coordenadora do PIBID Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (versão: 2012, 2014, 2018, 2020, 2022 concluídos). Pesquisadora PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (versão 2016/2017, 2019/2020, 2020/2021, 2021/2022, 2022/2023 encerrados). Concursada na Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) Técnica em Assuntos Educacionais - atuando como Coordenadora Pedagógica no Ensino Médio. Concursada na Universidade do Estado do Pará (UEPA) docente, atuando como Professora Adjunta do Ensino Superior. Assessora de Interiorização da Universidade do Estado do Pará (Jul. 2013 a 2017). Vice Diretora Regional ANPAE/NORTE (2017/2019). Membro da CDH - Comissão de Direitos Humanos/OAB-PA (desde 2019 -). Possuo experiências consolidadas nas áreas de Educação e Ciências Humanas, com ênfase em Gestão Escolar, Planejamento, Administração, Coordenação de Unidades e Sistemas de Educacionais, Avaliação Institucional e de processos escolares e, Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. No campo da Pesquisa, do Ensino e da Extensão - atuo com as temáticas: Gestão da Educação Básica, Trabalho e Educação, Práticas Pedagógicas, Gestão Educacional, Didáticas, Educação no Cárcere, Educação de Jovens e Adultos, Pedagogias em Ambientes Escolares e Não Escolares. Associada ANPED e ANPAE. Ocupante da cadeira de n04 da Academia de Letras do Brasil/ALB-SMG/ São Miguel do Guamá.

 

REFERÊNCIAS

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Published

2025-01-21

How to Cite

AVIZ, Larissa de Nazaré Carvalho de; MOLINA , Mônica Castagna; ARAUJO, Maria Auxiliadora Maués de Lima. HIGH SCHOOL IN THE TOCANTINA AMAZON: how did the schooling of young riverside woman who enter the degree in rural education?. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 332–358, 2025. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2024v12n21p407-433. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/34342. Acesso em: 13 aug. 2025.

Issue

Section

Ensino Médio no/do Campo, Contra Hegemonia e o Projeto Territorial Camponês