Democracia e a participação da criança - DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p76

Authors

  • Sueli Machado Pereira de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Magali dos Reis Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p76

Keywords:

Participação da criança. Democracia. Educação e Democracia.

Abstract

ResumoA discussão realizada neste artigo busca sistematizar elementos essenciais em torno do que vem a ser a participação da criança nos processos decisórios, na perspectiva da democracia. De caráter qualitativo e documental, a pesquisa sistematiza a participação da criança, destacando as contribuições da Sociologia e História da Infância e analisa a participação da criança nos processos decisórios a partir de estudos que evidenciam a criança como sujeito capaz de participar das decisões que afetam sua vida. As sociedades modernas enfrentam o paradoxo de, ao mesmo tempo em que manifestam uma grande preocupação com a infância, privam-na de seus direitos, em detrimento de dar continuidade ao reconhecimento da criança como sujeito pleno. Promover a participação é experimentar um sistema complexo de interações que se configura em torno da iniciativa, das responsabilidades compartilhadas e, principalmente, do compromisso que grupos de pessoas, crianças e adultos, podem assumir. Por razões sociais e ideológicas se dá a distribuição desigual de poder entre adultos e crianças, com consequências no controle e na dominação de grupos. A conclusão sinaliza para a necessidade de ampliação da democracia, a partir de uma mais ampla discussão sobre os direitos de participação a que têm crianças e adolescentes, na perspectiva de uma educação mais humana e inclusiva. Isso implica na consideração para com a criança e com o adolescente como sujeitos sociais e políticos que têm direito à opinião e ao acesso à informação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sueli Machado Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG; Mestre em Educação pela PUC Minas; Graduada em Pedagogia - Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas, com habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar; Especialista em Fundamentos da Educação pela AMEPC; Especialista em Teorias e Práticas Atuais em Administração Educacional pela UNICAMP e Especialista no Ensino de Ciências - Informática Educativa pela UFMG. Atualmente é Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus de Pouso Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Aplicadas à Educação, Gestão Escolar, Planejamento Educacional e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nas seguintes áreas: tecnologias na educação, gestão e inspeção escolar, políticas públicas, educação escolar indígena, educação da infância e ensino fundamental de 9 anos. Membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) e Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e Educação Infantil (NEPEI).

Magali dos Reis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutora e Pós Doutora em Educação, na área de concentração: Sociedade e Cultura, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação da Infância, Cultura e Sociedade (CNPq). É membro associada da International Sociological Association (ISA) , da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Sociologia da Educação - Infância, Cultura e Currículo; Fundamentos da Educação Infantil; Formação de Profissionais para a Educação, Metodologia de Pesquisa.

Published

2013-12-12

How to Cite

OLIVEIRA, Sueli Machado Pereira de; REIS, Magali dos. Democracia e a participação da criança - DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p76. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 76–90, 2013. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p76. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2013v1n2p76. Acesso em: 8 aug. 2025.