Políticas para a formação de professores para a educação profissional: estudo de um programa especial de formação pedagógica de docentes (PEFPD) - DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p5

Autores

  • Juliana de Souza Soares PUC Minas.
  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p5

Palavras-chave:

Formação de Professores para a Educação Profissional. Políticas para a Educação Profissional. Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa,realizada no âmbito do Mestrado1 em Educação, cujo objetode o estudo de foi um Programa Especial de FormaçãoPedagógica de Docentes (PEFPD), ofertado por uma tradicionalinstituição de Educação Profissional e Tecnológica de BeloHorizonte. Em síntese, constatou-se que esse Programa estavacomprometido com uma formação pedagógico-didáticaconsistente, que poderia suprir a carência de seus alunosnessa área do conhecimento, tendo em vista que eles nãoeram egressos de cursos de Licenciaturas, mas de diferentesGraduações.

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Biografia do Autor

Juliana de Souza Soares, PUC Minas.

Mestre em Educação pelaPUC Minas. Professorado Instituto de CiênciasHumanas da PUC Minas.

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, PUC Minas

Doutora em Educaçãopela UNICAMP. Professorado Programa de Pós--Graduação em Educaçãoda PUC Minas. | Trabalhofinanciado pela Coordenaçãode Aperfeiçoamento dePessoal de Nível Superior(CAPES).

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Publicado

2013-12-12

Como Citar

SOARES, Juliana de Souza; OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro. Políticas para a formação de professores para a educação profissional: estudo de um programa especial de formação pedagógica de docentes (PEFPD) - DOI - 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p5. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 5–26, 2013. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2013v1n2p5. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2013v1n2p5. Acesso em: 8 ago. 2025.