OS DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE MENINOS EM LIVRO DE LEITURA PRODUZIDO NA AMAZÔNIA NO FINAL DO SÉCULO XIX

Autores

  • Raimunda Dias Duarte Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p37

Palavras-chave:

Livro de leitura. Educação de meninos. Análise do discurso.

Resumo

Neste estudo, busco analisar a política de educação de meninos na Amazônia republicana em livro didático. Para alcançar esse objetivo, tenciono entender as ideologias sobre a educação de crianças no final do século XIX e início do século XIX na Amazônia e analisar os discursos sobre a educação de meninos no livro de leitura paraense Compendio de Civilidade Cristã, de Dom Macedo Costa, publicado no final do século XIX e reeditado no início do século XX. O estudo está ancorado nos estudos de Mikhail Bakhtin (2009 e 2010). Os dados mostraram que, no final do século XIX e início do século XX, a política de educação de meninos na Amazônia republicana, revelada no livro de leitura Compendio de Civilidade Cristã, tem como principal ideologia prescrever um modelo de menino paraense nos moldes da cultura francesa, considerada o berço da civilização. O comportamento do menino paraense é valorado com base nas ideologias que legitimam os usos e costumes europeus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Dias Duarte, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em licenciatura plena em letras pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em letras: linguística pela Universidade Federal do Pará (2005) e doutorado em educação pela Universidade Federal do Pará (2015), na linha de Educação, Cultura e Sociedade, com foco em História da Leitura, em confronto com a história do livro e das Edições Didáticas. É lider do Grupo de Pesquisa em História do Livro Didático na Amazônia (GEHLDA). É professora da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Gramática Funcional, Linguística Textual, Fonética e Fonologia, Análise Dialógica do Discurso, Filosofia da Linguagem, História da Leitura e Ensino-aprendizagem da Língua Materna, com ênfase em leitura e escrita como práticas discursivas.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

DUARTE, Raimunda Dias. OS DISCURSOS SOBRE A EDUCAÇÃO DE MENINOS EM LIVRO DE LEITURA PRODUZIDO NA AMAZÔNIA NO FINAL DO SÉCULO XIX. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 4, n. 9, p. 37–49, 2017. DOI: 10.5752/P.2318-7344.2016v4n9p37. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n9p37. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS: Dossiê Infâncias na Amazônia: História, Cultura e Educação