Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio

Autores

  • Jaqueline Teodora Cardoso da Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda em Língua Portuguesa e Linguística pela no Programa de Pós-graduação em Letras.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p114-125

Palavras-chave:

Produção de texto, Gênero textual, Livro didático, Interação

Resumo

Tomando como objeto de estudo a coleção de livros didáticos Produção de Texto para o Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado à produção de texto, a fim de verificar se as atividades propostas são coerentes com os pressupostos teóricos apresentados como balizadores do trabalho desenvolvido nos livros didáticos. Para isso, elegeu-se um conjunto de categorias que, conforme se buscará mostrar, estão implicadas na base teórica eleita pelas autoras. Assim, verificar-se-á se o trabalho com a escrita, proposto nessas atividades, leva, realmente, em consideração o fato de que a linguagem é um sistema de caráter interacionista em que o enunciador se constitui na relação que estabelece com o enunciatário por meio da palavra.


Palavras-chave: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático. Interação.

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Biografia do Autor

Jaqueline Teodora Cardoso da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda em Língua Portuguesa e Linguística pela no Programa de Pós-graduação em Letras.

Possui Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (2017) e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente, é professora de Leitura e Produção de Textos no Centro Universitário Una, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento acadêmico, ensino de língua portuguesa e análise do discurso

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Publicado

2017-03-20

Como Citar

Costa, J. T. C. da. (2017). Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 114–125. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p114-125