Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p114-125Palavras-chave:
Produção de texto, Gênero textual, Livro didático, InteraçãoResumo
Tomando como objeto de estudo a coleção de livros didáticos Produção de Texto para o Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado à produção de texto, a fim de verificar se as atividades propostas são coerentes com os pressupostos teóricos apresentados como balizadores do trabalho desenvolvido nos livros didáticos. Para isso, elegeu-se um conjunto de categorias que, conforme se buscará mostrar, estão implicadas na base teórica eleita pelas autoras. Assim, verificar-se-á se o trabalho com a escrita, proposto nessas atividades, leva, realmente, em consideração o fato de que a linguagem é um sistema de caráter interacionista em que o enunciador se constitui na relação que estabelece com o enunciatário por meio da palavra.
Palavras-chave: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático. Interação.
Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. A comunicação humana. In: FIORIN, José Luiz (Org.) Introdução à linguística. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico‑metodológicos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Brasília, 1997.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino. Campinas: ALB; Mercado de Letras, 1996.
GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Cognição, explicitude e autonomia no texto falado e escrito.
Conferência pronunciada no III ELFE – Encontro de língua falada e ensino. Maceió: UFAL, 1999.
MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.
ROJO, Roxane. Gêneros do discurso/texto como objeto de ensino de línguas: um retorno ao trivium? In: SIGNORINI, Inês (Org.). [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008.
SANTOS, Carmi Ferraz. O ensino da leitura e a formação em serviço do professor. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, jan./jun., p. 29-34, 2002.
Vignoli, Ana Paula Fonseca et al. Produção de texto para o ensino médio. Belo Horizonte: Educacional, 2014. v. 1.
Vignoli, Ana Paula Fonseca et al. Produção de texto para o ensino médio. Belo Horizonte: Educacional, 2014. v. 2.
Vignoli, Ana Paula Fonseca et al. Produção de texto para o ensino médio. Belo Horizonte: Educacional, 2014. v. 3.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.