Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio

Authors

  • Jaqueline Teodora Cardoso da Costa Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda em Língua Portuguesa e Linguística pela no Programa de Pós-graduação em Letras.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p114-125

Keywords:

Produção de texto, Gênero textual, Livro didático, Interação

Abstract

Tomando como objeto de estudo a coleção de livros didáticos Produção de Texto para o Ensino Médio, este trabalho tem como objetivo analisar o tratamento dado à produção de texto, a fim de verificar se as atividades propostas são coerentes com os pressupostos teóricos apresentados como balizadores do trabalho desenvolvido nos livros didáticos. Para isso, elegeu-se um conjunto de categorias que, conforme se buscará mostrar, estão implicadas na base teórica eleita pelas autoras. Assim, verificar-se-á se o trabalho com a escrita, proposto nessas atividades, leva, realmente, em consideração o fato de que a linguagem é um sistema de caráter interacionista em que o enunciador se constitui na relação que estabelece com o enunciatário por meio da palavra.


Palavras-chave: Produção de texto. Gênero textual. Livro didático. Interação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jaqueline Teodora Cardoso da Costa, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutoranda em Língua Portuguesa e Linguística pela no Programa de Pós-graduação em Letras.

Possui Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (2017) e mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente, é professora de Leitura e Produção de Textos no Centro Universitário Una, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento acadêmico, ensino de língua portuguesa e análise do discurso

References

BARROS, Diana Luz Pessoa de. A comunicação humana. In: FIORIN, José Luiz (Org.) Introdução à linguística. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Ensino de língua portuguesa e contextos teórico‑metodológicos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Brasília, 1997.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino. Campinas: ALB; Mercado de Letras, 1996.

GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Cognição, explicitude e autonomia no texto falado e escrito.

Conferência pronunciada no III ELFE – Encontro de língua falada e ensino. Maceió: UFAL, 1999.

MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée. Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso/texto como objeto de ensino de línguas: um retorno ao trivium? In: SIGNORINI, Inês (Org.). [Re]discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008.

SANTOS, Carmi Ferraz. O ensino da leitura e a formação em serviço do professor. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, jan./jun., p. 29-34, 2002.

Vignoli, Ana Paula Fonseca et al. Produção de texto para o ensino médio. Belo Horizonte: Educacional, 2014. v. 1.

Vignoli, Ana Paula Fonseca et al. Produção de texto para o ensino médio. Belo Horizonte: Educacional, 2014. v. 2.

Vignoli, Ana Paula Fonseca et al. Produção de texto para o ensino médio. Belo Horizonte: Educacional, 2014. v. 3.

Published

2017-03-20

How to Cite

Costa, J. T. C. da. (2017). Perspectivas teóricas e o trabalho com a produção de texto na coleção de livros didáticos Produção de texto para o ensino médio. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 114–125. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p114-125