Da prática situada à prática transformada: o conto “Noventa e três” à luz do dialogismo bakhtiniano na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p12-29Palavras-chave:
Gênero textual. Conto. Dialogismo. Multiletramentos.Resumo
Este trabalho pretende focalizar o funcionamento, constituição e natureza do gênero textual conto à luz do dialogismo bakhtiniano, em diálogo com autores que concebem o trabalho com a linguagem textual sob um ponto de vista sociodiscursivo. Para tal empreitada, recorre-se, neste artigo, ao conto “Noventa e três”, de Mia Couto. Ao mesmo tempo em que considerações teóricas são tecidas, intenta-se construir uma proposta pedagógica de trabalho com o referido conto, sob o enfoque teórico-metodológico da pedagogia dos multiletramentos do Grupo de Nova Londres, o qual tende a conceber o professor como “projetista” do processo de aprendizagem dos alunos, conferindo ao docente a tarefa de incentivar os alunos a “reprojetarem”, constantemente, suas práticas de linguagem. Nessa perspectiva, a partir de uma prática situada, com a imersão no uso de projetos disponíveis de significação, realiza-se a instrução explícita a partir da compreensão analítica, consciente e sistemática desses projetos, chegando-se ao enquadramento crítico no qual os discentes têm a oportunidade de realizar a interpretação do contexto social e cultural dos projetos de forma crítica, o que os levará ao movimento de um contexto cultural para outro por meio da prática transformada.
Palavras-chave: Gênero textual. Conto. Dialogismo. Multiletramentos.
Downloads
Referências
AGAZZI, Giselle Larizzatti. Problemas do ensino da literatura: do perigo ao voo possível. Remate de Males, v. 34, n. 2, 2014.
ALVES FILHO, Francisco; SILVA, Lafity dos Santos; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Relações de imbricação entre gêneros do discurso e referenciação no Jornal Folha de S.Paulo. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, p. 222-238, 2011.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
BRAIT, Beth; PISTORI, Maria Helena Cruz (Org.). A produtividade do conceito de gênero em Bakhtin e o Círculo. ALFA: Revista de Linguística, v. 56, n. 2, p. 371-401, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/alfa/v56n2/02.pdf>. Acesso em: 4 ago. 2016.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal. Brasília, 1988.
CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto e do conto breve e seus arredores. In: CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006.
COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. São Paulo: Nova Fronteira, 1996.
FAÏTA, Daniel. A noção de “gênero discursivo” em Bakhtin: uma mudança de paradigma. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, São Paulo: Unicamp, 1997. p. 159-175.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.
FARACO, Carlos Alberto. O dialogismo como chave de uma antropologia filosófica. In TEZZA, Cristovão; Castro, Gilberto. (Org.)Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Ed. da UFPR, 2001.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1998.
LAURITI, Thiago. Feliz aniversário e Noventa e três: o silenciamento da velhice nas narrativas de Clarice Lispector e Mia Couto. Revista Multidisciplinar da UNIESP. Saber Acadêmico, n. 7, junho, 2009. Disponível em: <http://www.miacouto.org/content/uploads/2015/04/Feliz-anivers%C3%A1rio-e-Noventa-e-tr%C3%AAs-Thiago-LAURITI..pdf>. Acesso em: 4 ago. 2016.
MACHADO, Irene. Gêneros discursivos. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. p. 151-166.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Práticas discursivas, gêneros do discurso e textualização. Revista Estudos Linguísticos. São Carlos, v. 35, p. 138-145, 2006.
NEW LONDON GROUP. 2006[1996] A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Org.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006[2000]. p. 9.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: Fundamentos Psicológicos para uma Nova Pedagogia da Leitura. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.