Da prática situada à prática transformada: o conto “Noventa e três” à luz do dialogismo bakhtiniano na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos

Autores

  • Ana Paula Martins Corrêa Bovo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Doutoranda em Linguística e Língua portuguesa. https://orcid.org/0000-0002-6380-6752
  • Andréia Godinho Moreira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Doutoranda em Linguística e Língua portuguesa.
  • Viviane Raposo Pimenta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Doutoranda em Linguística e Língua portuguesa.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p12-29

Palavras-chave:

Gênero textual. Conto. Dialogismo. Multiletramentos.

Resumo

Este trabalho pretende focalizar o funcionamento, constituição e natureza do gênero textual conto à luz do dialogismo bakhtiniano, em diálogo com autores que concebem o trabalho com a linguagem textual sob um ponto de vista sociodiscursivo. Para tal empreitada, recorre-se, neste artigo, ao conto “Noventa e três”, de Mia Couto. Ao mesmo tempo em que considerações teóricas são tecidas, intenta-se construir uma proposta pedagógica de trabalho com o referido conto, sob o enfoque teórico-metodológico da pedagogia dos multiletramentos do Grupo de Nova Londres, o qual tende a conceber o professor como “projetista” do processo de aprendizagem dos alunos, conferindo ao docente a tarefa de incentivar os alunos a “reprojetarem”, constantemente, suas práticas de linguagem. Nessa perspectiva, a partir de uma prática situada, com a imersão no uso de projetos disponíveis de significação, realiza-se a instrução explícita a partir da compreensão analítica, consciente e sistemática desses projetos, chegando-se ao enquadramento crítico no qual os discentes têm a oportunidade de realizar a interpretação do contexto social e cultural dos projetos de forma crítica, o que os levará ao movimento de um contexto cultural para outro por meio da prática transformada.

Palavras-chave: Gênero textual. Conto. Dialogismo. Multiletramentos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Martins Corrêa Bovo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Doutoranda em Linguística e Língua portuguesa.

Possui bacharelado em Linguística, licenciatura em Letras e mestrado em Letras. Possui também especialização em Educação: Docência na Educação a Distância pelo Centro Universitário do Sul de Minas, onde atuou como professora e coordenadora de curso. Foi também coordenadora do Laboratório de Produção de Materiais Didáticos do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG.É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na linha de pesquisa Enunciação e Processos Discursivos. Atualmente, é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Seus principais interesses de pesquisa e trabalho estão ligados a práticas de linguagem no domínio acadêmico, à formação de professores e à relação entre aprendizagens e tecnologias, temas sobre os quais desenvolve projetos de ensino e pesquisa junto aos seguintes grupos: NELLF - Núcleo de Estudo em Linguagens, Letramentos e Formação, LEDoc - Laboratório de Estudos sobre a Docência e o grupo Aprendizagem, Linguagens e Tecnologias Digitais.

Andréia Godinho Moreira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Doutoranda em Linguística e Língua portuguesa.

Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, bolsista da CAPES. Possui mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010), especialização em Leitura e Produção de Texto pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (Língua Portuguesa e suas literaturas, em 1990, e Língua Inglesa e suas literaturas, em 1993). É professora do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, desde 1992, tendo atuado, de agosto de 2005 a dezembro de 2010, com formação de professores, na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH). Desenvolve pesquisas na área de enunciação e processos discursivos, com ênfase na constituição identitária do professor-formador, nas redes de atividades profissionais. Atualmente, integra a equipe do projeto "Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos", que busca compreender e interpretar o agir do professor, especialmente o de língua (materna e estrangeira), não somente com base no registro e exame da atividade docente, como também a partir da análise dos discursos produzidos nas e sobre as situações de trabalho, nas trocas entre professor e alunos e entre professor e pesquisador. Integra, também, o Núcleo de Estudos em Letramentos, Linguagens e Formação da PUC Minas (NELLF).

Viviane Raposo Pimenta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS). Doutoranda em Linguística e Língua portuguesa.

Possui doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, bolsista FAPEMIG, - tendo realizado pós-doutorado no CRAPEL/ATILF da Université de Lorraine - Nancy - França, bolsista CAPES do projeto CAPES/COFECUB; doutorado em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB; mestrado em Estudos Linguísticos; graduação em Letras, e graduação em Direito. Atualmente é professora do programa de Pós-Graduação em Mídias na Educação do CEAD - UFOP e professora no curso de Letras da UEMG (Inglês - Português); pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Multiletramentos e usos das TDIC na Educação - MULTDICS - Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP -; integrante dos grupos de pesquisa: "Práticas formativas e profissionais: identidades e representações nos discursos" - PUC Minas -, "Letramento do professor" - UNICAMP - e do "Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Desenvolvimento Profissional - GEPEDI - PPGEducação, FACED - UFU. Atuou como professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa UNICAMP/REDEFOR. Tem experiência nas áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Educação e Direito, com ênfase para o ensino de Língua Portuguesa, ensino de Língua Inglesa, Análise do Discurso, Hermenêutica e Metodologia da Pesquisa Científica.

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Publicado

2017-03-20

Como Citar

Bovo, A. P. M. C., Moreira, A. G., & Pimenta, V. R. (2017). Da prática situada à prática transformada: o conto “Noventa e três” à luz do dialogismo bakhtiniano na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (29), 12–29. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p12-29

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