Da prática situada à prática transformada: o conto “Noventa e três” à luz do dialogismo bakhtiniano na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p12-29Keywords:
Gênero textual. Conto. Dialogismo. Multiletramentos.Abstract
Este trabalho pretende focalizar o funcionamento, constituição e natureza do gênero textual conto à luz do dialogismo bakhtiniano, em diálogo com autores que concebem o trabalho com a linguagem textual sob um ponto de vista sociodiscursivo. Para tal empreitada, recorre-se, neste artigo, ao conto “Noventa e três”, de Mia Couto. Ao mesmo tempo em que considerações teóricas são tecidas, intenta-se construir uma proposta pedagógica de trabalho com o referido conto, sob o enfoque teórico-metodológico da pedagogia dos multiletramentos do Grupo de Nova Londres, o qual tende a conceber o professor como “projetista” do processo de aprendizagem dos alunos, conferindo ao docente a tarefa de incentivar os alunos a “reprojetarem”, constantemente, suas práticas de linguagem. Nessa perspectiva, a partir de uma prática situada, com a imersão no uso de projetos disponíveis de significação, realiza-se a instrução explícita a partir da compreensão analítica, consciente e sistemática desses projetos, chegando-se ao enquadramento crítico no qual os discentes têm a oportunidade de realizar a interpretação do contexto social e cultural dos projetos de forma crítica, o que os levará ao movimento de um contexto cultural para outro por meio da prática transformada.
Palavras-chave: Gênero textual. Conto. Dialogismo. Multiletramentos.
Downloads
References
AGAZZI, Giselle Larizzatti. Problemas do ensino da literatura: do perigo ao voo possível. Remate de Males, v. 34, n. 2, 2014.
ALVES FILHO, Francisco; SILVA, Lafity dos Santos; ALEXANDRE, Leila Rachel Barbosa. Relações de imbricação entre gêneros do discurso e referenciação no Jornal Folha de S.Paulo. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, p. 222-238, 2011.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
BRAIT, Beth; PISTORI, Maria Helena Cruz (Org.). A produtividade do conceito de gênero em Bakhtin e o Círculo. ALFA: Revista de Linguística, v. 56, n. 2, p. 371-401, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/alfa/v56n2/02.pdf>. Acesso em: 4 ago. 2016.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal. Brasília, 1988.
CORTÁZAR, Julio. Alguns aspectos do conto e do conto breve e seus arredores. In: CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006.
COUTO, Mia. Estórias abensonhadas. São Paulo: Nova Fronteira, 1996.
FAÏTA, Daniel. A noção de “gênero discursivo” em Bakhtin: uma mudança de paradigma. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin, dialogismo e construção do sentido. Campinas, São Paulo: Unicamp, 1997. p. 159-175.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as idéias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.
FARACO, Carlos Alberto. O dialogismo como chave de uma antropologia filosófica. In TEZZA, Cristovão; Castro, Gilberto. (Org.)Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Ed. da UFPR, 2001.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2005.
GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1998.
LAURITI, Thiago. Feliz aniversário e Noventa e três: o silenciamento da velhice nas narrativas de Clarice Lispector e Mia Couto. Revista Multidisciplinar da UNIESP. Saber Acadêmico, n. 7, junho, 2009. Disponível em: <http://www.miacouto.org/content/uploads/2015/04/Feliz-anivers%C3%A1rio-e-Noventa-e-tr%C3%AAs-Thiago-LAURITI..pdf>. Acesso em: 4 ago. 2016.
MACHADO, Irene. Gêneros discursivos. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. p. 151-166.
MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Práticas discursivas, gêneros do discurso e textualização. Revista Estudos Linguísticos. São Carlos, v. 35, p. 138-145, 2006.
NEW LONDON GROUP. 2006[1996] A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. In: COPE, Bill; KALANTZIS, Mary (Org.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2006[2000]. p. 9.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: Fundamentos Psicológicos para uma Nova Pedagogia da Leitura. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.