“Vá em frente”: seja um professor..
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p183-204Palavras-chave:
Representações, Discurso, Professor, Imagem, SentidosResumo
O que é ser professor? Você incentivaria um jovem a seguir a carreira docente? Muitos podem considerar essas perguntas recorrentes e com respostas óbvias, porém ressalta-se, aqui, que, discorrer sobre esse profissional ainda é algo complexo, pois nos desafia a (re)pensar a própria imagem. Implica, também, questionar as práticas, mobilizar emoções e desequilibrar representações já consolidadas. Assim, este artigo apresenta um estudo sobre as representações docentes, a partir de uma perspectiva linguístico‑discursiva, em diálogo com Teoria das Representações Sociais. Nesse viés, convida o leitor a avaliar as dimensões representacionais que cerceiam as imagens dos profissionais da educação, e, ainda, como essas figuras podem estar ancoradas na nossa memória discursiva.
Palavras-chave: Representações. Discurso. Professor. Imagem. Sentidos.
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