UMA ABORDAGEM DA LEITURA NO ENSINO/APRENDIZAGEM À LUZ DO DIALOGISMO E SUAS MANIFESTAÇÕES
Keywords:
Dialogismo. Hipertexto. Hipertextualidade.Abstract
Tendo o sujeito, o texto e a leitura sob o foco de concepções sociointeracionistas de linguagem desenvolvidas por Bakhtin e alguns de seus seguidores, o presente trabalho tem como objetivo analisar questões relativas ao processo de formação de leitores competentes nos espaços institucionais de educação formal, em situação de ensino/aprendizagem.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud, Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1999. (original de 1929).
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução Maria E. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 277-326. (original de 1979).
BARROS, Diana Luz Pessoa; FIORIN,José Luiz (Org.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade.São Paulo: Edusp, 1999.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo.Tradução Anna R. Machado, Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999.
FRANCHI, Carlos. Linguagem - atividade constitutiva. In: Almanaque, Cadernos de Literatura e Ensaio, n. 5. São Paulo: Brasiliense, 1977.
KLEIMAN, Ângela. Leitura ensino e pesquisa. Campinas: Pontes: 2001. KLEIMAN, Ângela (Org.) Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.
KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto.São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.