UMA ABORDAGEM DA LEITURA NO ENSINO/APRENDIZAGEM À LUZ DO DIALOGISMO E SUAS MANIFESTAÇÕES

Autores

  • Glória Dias Soares Vitorino PUC Minas. Unileste.

Palavras-chave:

Dialogismo. Hipertexto. Hipertextualidade.

Resumo

Tendo o sujeito, o texto e a leitura sob o foco de concepções sociointeracionistas de linguagem desenvolvidas por Bakhtin e alguns de seus seguidores, o presente trabalho tem como objeti­vo analisar questões relativas ao processo de formação de leito­res competentes nos espaços institucionais de educação formal, em situação de ensino/aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail (Volochinov). Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud, Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1999. (original de 1929).

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução Maria E. G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2000. p. 277-326. (original de 1979).

BARROS, Diana Luz Pessoa; FIORIN,José Luiz (Org.). Dialogismo, polifonia e intertextualidade.São Paulo: Edusp, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo.Tradução Anna R. Machado, Péricles Cunha. São Paulo: Educ, 1999.

FRANCHI, Carlos. Linguagem - atividade constitutiva. In: Almanaque, Ca­dernos de Literatura e Ensaio, n. 5. São Paulo: Brasiliense, 1977.

KLEIMAN, Ângela. Leitura ensino e pesquisa. Campinas: Pontes: 2001. KLEIMAN, Ângela (Org.) Os significados do letramento. Campinas: Merca­do de Letras, 2001.

KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. São Paulo: Contexto, 1997.

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto.São Paulo: Cor­tez, 2002.

Downloads

Publicado

2017-05-11

Como Citar

Vitorino, G. D. S. (2017). UMA ABORDAGEM DA LEITURA NO ENSINO/APRENDIZAGEM À LUZ DO DIALOGISMO E SUAS MANIFESTAÇÕES. Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, 1(13), 125–141. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/cadernoscespuc/article/view/14731