A leitura dramática e a formação de leitores

uma proposta para a sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p46-61

Palavras-chave:

Leitura dramática, Formação do leitor, Romance do conquistador, Lourdes Ramalho

Resumo

A formação de leitores de obras literárias constitui-se um desafio constante da escola. Nesse contexto, a leitura do texto dramático quase sempre ausente da formação de leitores, constitui-se numa alternativa. Nosso objetivo é propor uma vivência de leitura dramática de um fragmento da obra Romance do conquistador, de Lourdes Ramalho. Para tanto, lançamos mão de procedimentos de leitura oral que enfatizam a busca, através da repetição, de entonações, tons, pausas, andamentos, dentre outros recursos de estimulo literário. Teoricamente nos respaldamos nas reflexões sobre a formação de leitores em Marinho e Pinheiro (2012), Bordini e Aguiar (1988) bem como nas indicações e relatos de vivências de leitura dramática trazidos por Pascolati (2020), Stanislavski (1988) e nas indicações de Bajard (2007). Destacamos a importância do debate sobre questões que a obra suscita bem como sobre as diferentes possibilidades de realização oral do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudson Faustino, UFCG

Graduado em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Especialista em Linguística e Ensino de Textos também pela UFRN. Mestrando em Linguagem e Ensino pela UFCG. 

José Hélder Pinheiro Alves, UFCG

Doutor em Letras - Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado em Literatura Brasileira pela UFMG. Professor Titular de Literatura Brasileira Universidade Federal de Campina Grande, PB, onde atua no PPGLE-UFCG.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Como Citar

Faustino, C., & Alves, J. H. P. (2024). A leitura dramática e a formação de leitores: uma proposta para a sala de aula . Cadernos CESPUC De Pesquisa Série Ensaios, (45), 46–61. https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.2024n45p46-61