O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p126-149Keywords:
Enunciação, Gênero, Cordel, Didatização, Letramento.Abstract
O texto apresenta o estudo sobre como o gênero cordel poderia contribuir para a formação linguística dos estudantes da Educação Básica. Seu objetivo foi refletir sobre a relevância do gênero para a formação do sujeito leitor e escritor. Acredita-se que tais leituras e análises poderão colaborar para a discussão de alguns processos metodológicos (didatização) no ensino de Língua Portuguesa no que tange a formação do sujeito como leitor e escritor.
Palavras-chave: Enunciação. Gênero. Cordel. Didatização. Letramento.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENVENISTE, Émile. O aparelho formal da enunciação. In: BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. São Paulo: Pontes, 1989. p. 81-90.
BRAIT, Beth; PISTORI, Maria Helena Cruz (Org.). A produtividade do conceito de gênero em Bakhtin e o Círculo. Alfa, Revista de Linguística (UNESP, Online), São Paulo, v. 56, n. 2, p. 371-401, 2012. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/5531/4343>. Acesso em: 14 jul. 2015.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
BRONCKART, Jean-Paul. Visão de conjunto. In: BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999. p. 113-135; 157‑181.
COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: CEALE; Autêntica, 2005.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.
GUIMARÃES, Ana Maria Mattos; KERSCH, Dorotea Frank. Por uma formação continuada cooperativa: o desenvolvimento do processo educativo de leitura e produção textual escrita no Ensino Fundamental no contexto de um município brasileiro, 2012. Disponível em: <http://www.cchla.ufrn.br/visiget/pgs/pt/anais/Artigos/Dorotea%20Frank%20Kersch%20%E2%80%93%20UNISINOS%20e%20Ana%20Maria%20Mattos%20Guimar%C3%A3es%20%E2%80%93%20UNISINOS.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2015.
GUIMARÃES, Ana Maria Mattos; KERSCH, Dorotea Frank. Explorando os projetos didáticos de gêneros. In: GUIMARÃES, Ana Maria Mattos; KERSCH, Dorotea Frank. Caminhos da construção: projetos pedagógicos de gênero nos domínios do argumentar. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2014. p. 17-37.
MENDES, Simone. Entre o factual e o ficcional: a construção (pré)discursiva do ethos em um cordel de acontecimento. Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. esp., p. 83-97, jan./jul. 2012.
MILLER, Carolyn R. Estudo sobre gênero textual, agência e tecnologia. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, Judith Chambliss (Org.). Recife: Ed. Universitária UFPE, 2009, p. 19-58.
KLEIMAN, Angela B.; CENICEROS, Rosana Cunha; TINOCO, Glícia Azevedo. Projetos de letramento no ensino médio. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. Múltiplas linguagens para o ensino médio. São Paulo: Parábola, 2012. p. 60-83.
SILVA, Jane Quintiliano Guimarães; ASSIS, Juliana Alves; BARTLETT, Lesley. Letramento e identidade: questões em estudo. Scripta, Belo Horizonte, v. 17, n. 32, p. 9-22, 1º sem. 2013.
SIMPATIA, Tião. Lei Maria da Penha em cordel. Fortaleza (CE): Armazém da Cultura.
SOARES, Magda, Linguagem e escola: uma perspectiva social. 17. ed. São Paulo: Ática, 2002. p. 95.
CORDEL ENCANTADO. Direção: Amora Mautner e Ricardo Waddington. Criação: Dica Rachid e Thelma Guedes. Rede Globo de Televisão. 1081i HDTV, 2011. Son., color.
O LOBISOMEM e o coronel (Animação). Produção: Elvis K. Figueiredo e Ítalo Cajueiro. Distrito Federal: Brasília, 2002. son., color., 10 min.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.