A redação do ENEM como gênero textual-discursivo: uma breve reflexão
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2358-3231.n29p205-219Keywords:
Gêneros textuais/discursivos, Redação, Gênero textual, ENEMAbstract
Os estudos sobre gêneros textuais/discursivos hodiernamente ganham proporções significativas. O modelo didático de gênero já é adotado desde as orientações parametrizadoras do ensino de linguagens e é consenso o uso e análise de tais recursos em avaliações como, por exemplo, o ENEM. O presente artigo é composto de um breve percurso teórico que discorre sobre o conceito de gêneros discursivos na visão bakhtiniana e da escola de Genebra, seguido de uma pequena investigação em uma coletânea de redações para o ENEM, em que tentamos refletir e asseverar que o gênero Redação do ENEM já está assim consolidado e tem estruturas relativamente estáveis. Isso porque, para Bakhtin (1999), as relações entre linguagem e sociedade são indissociáveis, visto que as diferentes esferas da atividade humana, entendidas como domínios ideológicos, dialogam entre si e produzem, em cada esfera, formas relativamente estáveis de enunciados.
Palavras-chave: Gêneros textuais/discursivos. Redação. Gênero textual. ENEM.
Downloads
References
BAKHTIN, Mikhail M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326. Original publicado em 1952-53.
BRASIL. Guia do Participante: a redação do ENEM. 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf>. Acesso em: 8 dez. 2016.
BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de Linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Editora da PUC-SP, 1999.
MILLER, Carolyn R. Comunidade retórica: a base cultural dos gêneros. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; HOFFNAGEL, J. (Org.). Gênero textual, agência e tecnologia. SP: Parábola, 2012. p. 43-55.
ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTA-ROTH, Désirée (Org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 184-207.
ROJO, Roxane. Gêneros do discurso no Círculo de Bakhtin: ferramentas para a análise transdisciplinar de enunciados em dispositivos e práticas didáticas. SIGET, 2008.
SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. Tradução de Roxane Rojo e Glaís S. Cordeiro. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. p. 21-39.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The author detains permission for reproduction of unpublished material or with reserved copyright and assumes the responsibility to answer for the reproduction rights.