Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
Resumo
Cinco artistas, quatro europeus e um brasileiro, servem como fontes de referência para a elaboração de um tipo de leitura sobre a estética barroca. Esta implica a configuração de dimensões que lidam com o “objeto” oculto. A trajetória assim construída institui um espaço ilusionista que tende a nos induzir a dimensões não capturáveis na imediaticidade do olhar. Sendo assim, a imagem proposta pelo barroco estabelece uma acessibilidade hierarquizada, que tem seu ponto de consecução no acionamento da racionalidade, a qual se opõe a uma percepção puramente sensorial e a radicaliza. O objetivo desse trabalho é estabelecer a aproximação dos propósitos expressivos adotados por esses artistas e encontrar os recursos formais de que se servem para chegar a seus fins.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".