Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta

Autores

  • Mônica Eustáquio Fonseca PUC Minas

Resumo

Cinco artistas, quatro europeus e um brasileiro, servem como fontes de referência para a elaboração de um tipo de leitura sobre a estética barroca. Esta implica a configuração de dimensões que lidam com o “objeto” oculto. A trajetória assim construída institui um espaço ilusionista que tende a nos induzir a dimensões não capturáveis na imediaticidade do olhar. Sendo assim, a imagem proposta pelo barroco estabelece uma acessibilidade hierarquizada, que tem seu ponto de consecução no acionamento da racionalidade, a qual se opõe a uma percepção puramente sensorial e a radicaliza. O objetivo desse trabalho é estabelecer a aproximação dos propósitos expressivos adotados por esses artistas e encontrar os recursos formais de que se servem para chegar a seus fins.

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Biografia do Autor

Mônica Eustáquio Fonseca, PUC Minas

Possui graduação em história pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Atua como Professora Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e na Coordenação do Inventário do Patrimônio Cultural da Arquidiocese de Belo Horizonte. Experiência em História da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte; teoria da arte; patrimônio artístico cultural; arte sacra

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Publicado

1995-11-08

Como Citar

FONSECA, Mônica Eustáquio. Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 24–27, 1995. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1645. Acesso em: 20 ago. 2025.

Edição

Seção

Temática livre

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