Aparências e aparições – estética barroca – a imagem oculta
Resumen
Cinco artistas, quatro europeus e um brasileiro, servem como fontes de referência para a elaboração de um tipo de leitura sobre a estética barroca. Esta implica a configuração de dimensões que lidam com o “objeto” oculto. A trajetória assim construída institui um espaço ilusionista que tende a nos induzir a dimensões não capturáveis na imediaticidade do olhar. Sendo assim, a imagem proposta pelo barroco estabelece uma acessibilidade hierarquizada, que tem seu ponto de consecução no acionamento da racionalidade, a qual se opõe a uma percepção puramente sensorial e a radicaliza. O objetivo desse trabalho é estabelecer a aproximação dos propósitos expressivos adotados por esses artistas e encontrar os recursos formais de que se servem para chegar a seus fins.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".
