A expansão e interiorização do ensino superior público no paraná: o caso da região de Guarapuava- PR (1980-1990)

Auteurs-es

  • Anderson Szeuczuk Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • João Carlos da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Cascavel

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2020v21n35p51

Mots-clés :

Ensino superior; Interiorização; Paraná.

Résumé

Este artigo discute a interiorização do ensino superior público no Estado do Paraná,  examinando os determinantes sociais e políticos  na constituição do ensino superior público na região Centro-Sul paranaense a partir de  1970. Tem como referencia de análise a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava (FAFIG), atualmente Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO, fundada em 1990. Analisa a expansão da educação superior paranaense a partir de especificidades locais e regionais. Grupos hegemônicos locais disputavam e reivindicavam espaço no sentido na criação das Instituições de Ensino Superior (IES). A interiorização da educação superior no Paraná, desencadeou-se a partir dos anos 70, por meio de políticas públicas voltadas à criação das fundações edu­cacionais de direito privado. Além de uma revisão bibliográfica sobre a temática, tendo como principais referencias Saviani (2001), Sheen, (1986), Cunha (2007), Dourado (1997) e Freitag (1979), destaca fontes documentais tendo como base leis, decretos e relató­rios junto ao Centro de Documentação e Memória (CEDOC). No processo de constituição das IES, interesses diversos se entrecruzaram, desde os interesses político-eleitoreiros, passando pelas demandas sociais e econômicas e pela luta da educação como direito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Anderson Szeuczuk, Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011), graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista (2017) e mestrado em EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e doutorando pela mesma universidade. Atualmente é professor temporário - FRANCISCO C MARTINS C E EM PROF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

João Carlos da Silva , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Cascavel

Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Atualmente é professor no Colégio de pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Campus de Cascavel. É membro do Grupo de pesquisa HISTEDOPR- História, sociedade e educação no Brasil - GT Oeste do Paraná, Cascavel. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação, nos temas: questões teórico-metodológicas da história da educação, história da escola pública, instituições escolares, fontes e arquivos.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-17

Comment citer

SZEUCZUK, Anderson; SILVA , João Carlos da. A expansão e interiorização do ensino superior público no paraná: o caso da região de Guarapuava- PR (1980-1990). Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 21, n. 35, p. 51, 2020. DOI: 10.5752/P.2237-8871.2020v21n35p51. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/22645. Acesso em: 8 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Temática livre