A expansão e interiorização do ensino superior público no paraná: o caso da região de Guarapuava- PR (1980-1990)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2020v21n35p51Palabras clave:
Ensino superior; Interiorização; Paraná.Resumen
Este artigo discute a interiorização do ensino superior público no Estado do Paraná, examinando os determinantes sociais e políticos na constituição do ensino superior público na região Centro-Sul paranaense a partir de 1970. Tem como referencia de análise a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava (FAFIG), atualmente Universidade Estadual do Centro Oeste-UNICENTRO, fundada em 1990. Analisa a expansão da educação superior paranaense a partir de especificidades locais e regionais. Grupos hegemônicos locais disputavam e reivindicavam espaço no sentido na criação das Instituições de Ensino Superior (IES). A interiorização da educação superior no Paraná, desencadeou-se a partir dos anos 70, por meio de políticas públicas voltadas à criação das fundações educacionais de direito privado. Além de uma revisão bibliográfica sobre a temática, tendo como principais referencias Saviani (2001), Sheen, (1986), Cunha (2007), Dourado (1997) e Freitag (1979), destaca fontes documentais tendo como base leis, decretos e relatórios junto ao Centro de Documentação e Memória (CEDOC). No processo de constituição das IES, interesses diversos se entrecruzaram, desde os interesses político-eleitoreiros, passando pelas demandas sociais e econômicas e pela luta da educação como direito.
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