No meio do Caminho tinha um Centro de Memória (In the middle of the road there was a Memory Center)

Autores

  • Juvenal Lima Gomes

Palavras-chave:

Memória, Pesquisa, Profissão.

Resumo

Neste depoimento pretendo fazer um passeio pela experiência de doze meses no Centro de Memória da PUC Minas. Para isso, destaco a oportunidade que representou o Centro de Memória em minha trajetória académica e profissional. Aproveito esse espaço, para dividir alguns elementos da pesquisa sobre a Escola Superior de Cinema, implantada na Universidade Católica em 1962. A narrativa acerca dessa pesquisa, leva-nos a apontar as principais agências financiadoras da iniciação científica no Estado de Minas Gerais e no país, bem como da formação continuada. Enfim, destaco a importância de redes profissionais, que otimizam as oportunidades do bacharel e licenciado em história.

 

Abstract

In this testimony, my intention is to present my twelve-month experience in the Centre of Memory of PUC-Minas. For such, I emphasize the opportunity represented by the Centre of Memory in my academic and professional trajectory. I also benefit from this space to share some elements of investigation regarding the Superior School of Cinema, established in the Catholic University in 1962. In the narrative about this investigation, I point out the main financial agencies of scientific initiation as well as continuous formation in Minas Gerais State and around the country. Finally, I highlight the importance of professional nets, optimizing the opportunities of the bachelor in History.

Key words: Memory; Investigation; Profession.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juvenal Lima Gomes

Brasileiro, Professor Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra em Portugal. Membro fundador da Incubadora Social Acadêmica da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela mesma Universidade. Possui experiência na área de Sociologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais, Associativismo e Extensão Universitária. Foi Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford entre 2009 e 2011.

Referências

ARENDT, H. Sobre la revolución. Madrid: Alianza, 1988.

Associação Nacional dos Professores Universitários de História. Disponível em: <http://www.anpuh.org>. Acesso em: 12 abr. 2010.

CENTRO DE MEMÓRIA DA PUC MINAS. Fundo Escola Superior de Cinema. Série: Entrevista de José Américo Ribeiro em 16/09/2004.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br>. Acesso em: 2 abr. 2010.

Currículo Lattes. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br>. Acesso em: 27 de Mar. 2010.

Dicas Profissionais. Disponível em: <http://www.dicasprofissionais.com.br/ posgraduacao3.asp>. Acesso em: 06 abr. 2010.

Dossiê sobre a Regulamentação da Profissão de Historiador. Disponível em . Acesso em: 12 abr. 2010.

DUVERGER, Maurice. Os grandes sistemas políticos. Coimbra: Almedina, 1985.

Edital CEFET-MG 2010. Disponível em: <http://www.concursosdocentes.cefetmg. br/galerias/arquivos_download/Edital_34__Normas_Gerais_Retificado.pdf >. Acesso em: 19 abr. 2010.

Edital FIP PUC Minas 2010. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/documentos/ pesquisa_edital_fip_2010.pdf >. Acesso em: 05 abr. 2010.

Edital Probic PUC Minas 2010. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/ documentos/pesquisa_edital_probic_2010.pdf >. Acesso em: 05 abr. 2010.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.fapemig.br/modalidades_de_apoio/bolsas/index.php>. Acesso em: 12 abr. 2010.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernado Leitão et al. Campinas, Ediora da Unicamp. 1990, 480 p.

MATUS, C. Chimpanzé, Maquiavel e Ghandi: estratégias políticas. São Paulo: FUNDAP, 1996.

MAIA, Rui Leandro (Org.). Dicionário de Sociologia: dicionários temáticos. Porto: Porto Editora. 2002, 431p.

PIBIC. Disponível em: <http://www.inovacao.unicamp.br/report/noticias/index. php?cod=602>. Acesso em: 30 mar. 2010.

PISELLI, Fortunata. Capitale sociale: un concetto situazionale e dinâmico. In: BAGNASCO, Analdo et al. Capitale sociale. Istruzioni per L uso. Bolonha: il Mulino, 2001.

Piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: <http://planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11738.htm>. Acesso em: 19 abr. 2010.

PORTUGAL, Silvia. In: FONTES, Breno. MARTINS, Paulo Henrique (Org.). Redes, Práticas Associativas e Gestão Pública. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006. 300p.

TEIXEIRA, Mônica; ARRUDÃO, Bias. Publicação mostra acesso diminuto a ensino superior no País, com melhoria muito lenta; investimento em relação ao PIB melhora. Disponível em: <http://www.inovacao.unicamp.br/report/noticias/ index.php?cod=602>. Acesso em: 23 mar. 2010.

WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine. Social Network Analysis. Methods and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

GOMES, Juvenal Lima. No meio do Caminho tinha um Centro de Memória (In the middle of the road there was a Memory Center). Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 14, n. 20, p. 169–183, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/5204. Acesso em: 8 ago. 2025.

Edição

Seção

Depoimentos e Entrevistas