No meio do Caminho tinha um Centro de Memória (In the middle of the road there was a Memory Center)
Mots-clés :
Memória, Pesquisa, Profissão.Résumé
Neste depoimento pretendo fazer um passeio pela experiência de doze meses no Centro de Memória da PUC Minas. Para isso, destaco a oportunidade que representou o Centro de Memória em minha trajetória académica e profissional. Aproveito esse espaço, para dividir alguns elementos da pesquisa sobre a Escola Superior de Cinema, implantada na Universidade Católica em 1962. A narrativa acerca dessa pesquisa, leva-nos a apontar as principais agências financiadoras da iniciação científica no Estado de Minas Gerais e no país, bem como da formação continuada. Enfim, destaco a importância de redes profissionais, que otimizam as oportunidades do bacharel e licenciado em história.
Abstract
In this testimony, my intention is to present my twelve-month experience in the Centre of Memory of PUC-Minas. For such, I emphasize the opportunity represented by the Centre of Memory in my academic and professional trajectory. I also benefit from this space to share some elements of investigation regarding the Superior School of Cinema, established in the Catholic University in 1962. In the narrative about this investigation, I point out the main financial agencies of scientific initiation as well as continuous formation in Minas Gerais State and around the country. Finally, I highlight the importance of professional nets, optimizing the opportunities of the bachelor in History.
Key words: Memory; Investigation; Profession.Téléchargements
Références
ARENDT, H. Sobre la revolución. Madrid: Alianza, 1988.
Associação Nacional dos Professores Universitários de História. Disponível em: <http://www.anpuh.org>. Acesso em: 12 abr. 2010.
CENTRO DE MEMÓRIA DA PUC MINAS. Fundo Escola Superior de Cinema. Série: Entrevista de José Américo Ribeiro em 16/09/2004.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br>. Acesso em: 2 abr. 2010.
Currículo Lattes. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br>. Acesso em: 27 de Mar. 2010.
Dicas Profissionais. Disponível em: <http://www.dicasprofissionais.com.br/ posgraduacao3.asp>. Acesso em: 06 abr. 2010.
Dossiê sobre a Regulamentação da Profissão de Historiador. Disponível em . Acesso em: 12 abr. 2010.
DUVERGER, Maurice. Os grandes sistemas políticos. Coimbra: Almedina, 1985.
Edital CEFET-MG 2010. Disponível em: <http://www.concursosdocentes.cefetmg. br/galerias/arquivos_download/Edital_34__Normas_Gerais_Retificado.pdf >. Acesso em: 19 abr. 2010.
Edital FIP PUC Minas 2010. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/documentos/ pesquisa_edital_fip_2010.pdf >. Acesso em: 05 abr. 2010.
Edital Probic PUC Minas 2010. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/ documentos/pesquisa_edital_probic_2010.pdf >. Acesso em: 05 abr. 2010.
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.fapemig.br/modalidades_de_apoio/bolsas/index.php>. Acesso em: 12 abr. 2010.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernado Leitão et al. Campinas, Ediora da Unicamp. 1990, 480 p.
MATUS, C. Chimpanzé, Maquiavel e Ghandi: estratégias políticas. São Paulo: FUNDAP, 1996.
MAIA, Rui Leandro (Org.). Dicionário de Sociologia: dicionários temáticos. Porto: Porto Editora. 2002, 431p.
PIBIC. Disponível em: <http://www.inovacao.unicamp.br/report/noticias/index. php?cod=602>. Acesso em: 30 mar. 2010.
PISELLI, Fortunata. Capitale sociale: un concetto situazionale e dinâmico. In: BAGNASCO, Analdo et al. Capitale sociale. Istruzioni per L uso. Bolonha: il Mulino, 2001.
Piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: <http://planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11738.htm>. Acesso em: 19 abr. 2010.
PORTUGAL, Silvia. In: FONTES, Breno. MARTINS, Paulo Henrique (Org.). Redes, Práticas Associativas e Gestão Pública. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006. 300p.
TEIXEIRA, Mônica; ARRUDÃO, Bias. Publicação mostra acesso diminuto a ensino superior no País, com melhoria muito lenta; investimento em relação ao PIB melhora. Disponível em: <http://www.inovacao.unicamp.br/report/noticias/ index.php?cod=602>. Acesso em: 23 mar. 2010.
WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine. Social Network Analysis. Methods and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".