No meio do Caminho tinha um Centro de Memória (In the middle of the road there was a Memory Center)

Autores/as

  • Juvenal Lima Gomes

Palabras clave:

Memória, Pesquisa, Profissão.

Resumen

Neste depoimento pretendo fazer um passeio pela experiência de doze meses no Centro de Memória da PUC Minas. Para isso, destaco a oportunidade que representou o Centro de Memória em minha trajetória académica e profissional. Aproveito esse espaço, para dividir alguns elementos da pesquisa sobre a Escola Superior de Cinema, implantada na Universidade Católica em 1962. A narrativa acerca dessa pesquisa, leva-nos a apontar as principais agências financiadoras da iniciação científica no Estado de Minas Gerais e no país, bem como da formação continuada. Enfim, destaco a importância de redes profissionais, que otimizam as oportunidades do bacharel e licenciado em história.

 

Abstract

In this testimony, my intention is to present my twelve-month experience in the Centre of Memory of PUC-Minas. For such, I emphasize the opportunity represented by the Centre of Memory in my academic and professional trajectory. I also benefit from this space to share some elements of investigation regarding the Superior School of Cinema, established in the Catholic University in 1962. In the narrative about this investigation, I point out the main financial agencies of scientific initiation as well as continuous formation in Minas Gerais State and around the country. Finally, I highlight the importance of professional nets, optimizing the opportunities of the bachelor in History.

Key words: Memory; Investigation; Profession.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juvenal Lima Gomes

Brasileiro, Professor Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra em Portugal. Membro fundador da Incubadora Social Acadêmica da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Bacharel e Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela mesma Universidade. Possui experiência na área de Sociologia e História, atuando principalmente nos seguintes temas: Movimentos Sociais, Associativismo e Extensão Universitária. Foi Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford entre 2009 e 2011.

Citas

ARENDT, H. Sobre la revolución. Madrid: Alianza, 1988.

Associação Nacional dos Professores Universitários de História. Disponível em: <http://www.anpuh.org>. Acesso em: 12 abr. 2010.

CENTRO DE MEMÓRIA DA PUC MINAS. Fundo Escola Superior de Cinema. Série: Entrevista de José Américo Ribeiro em 16/09/2004.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br>. Acesso em: 2 abr. 2010.

Currículo Lattes. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br>. Acesso em: 27 de Mar. 2010.

Dicas Profissionais. Disponível em: <http://www.dicasprofissionais.com.br/ posgraduacao3.asp>. Acesso em: 06 abr. 2010.

Dossiê sobre a Regulamentação da Profissão de Historiador. Disponível em . Acesso em: 12 abr. 2010.

DUVERGER, Maurice. Os grandes sistemas políticos. Coimbra: Almedina, 1985.

Edital CEFET-MG 2010. Disponível em: <http://www.concursosdocentes.cefetmg. br/galerias/arquivos_download/Edital_34__Normas_Gerais_Retificado.pdf >. Acesso em: 19 abr. 2010.

Edital FIP PUC Minas 2010. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/documentos/ pesquisa_edital_fip_2010.pdf >. Acesso em: 05 abr. 2010.

Edital Probic PUC Minas 2010. Disponível em: <http://www1.pucminas.br/ documentos/pesquisa_edital_probic_2010.pdf >. Acesso em: 05 abr. 2010.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Disponível em: <http://www.fapemig.br/modalidades_de_apoio/bolsas/index.php>. Acesso em: 12 abr. 2010.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernado Leitão et al. Campinas, Ediora da Unicamp. 1990, 480 p.

MATUS, C. Chimpanzé, Maquiavel e Ghandi: estratégias políticas. São Paulo: FUNDAP, 1996.

MAIA, Rui Leandro (Org.). Dicionário de Sociologia: dicionários temáticos. Porto: Porto Editora. 2002, 431p.

PIBIC. Disponível em: <http://www.inovacao.unicamp.br/report/noticias/index. php?cod=602>. Acesso em: 30 mar. 2010.

PISELLI, Fortunata. Capitale sociale: un concetto situazionale e dinâmico. In: BAGNASCO, Analdo et al. Capitale sociale. Istruzioni per L uso. Bolonha: il Mulino, 2001.

Piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Disponível em: <http://planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11738.htm>. Acesso em: 19 abr. 2010.

PORTUGAL, Silvia. In: FONTES, Breno. MARTINS, Paulo Henrique (Org.). Redes, Práticas Associativas e Gestão Pública. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2006. 300p.

TEIXEIRA, Mônica; ARRUDÃO, Bias. Publicação mostra acesso diminuto a ensino superior no País, com melhoria muito lenta; investimento em relação ao PIB melhora. Disponível em: <http://www.inovacao.unicamp.br/report/noticias/ index.php?cod=602>. Acesso em: 23 mar. 2010.

WASSERMAN, Stanley; FAUST, Katherine. Social Network Analysis. Methods and Applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

Publicado

2013-04-30

Cómo citar

GOMES, Juvenal Lima. No meio do Caminho tinha um Centro de Memória (In the middle of the road there was a Memory Center). Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 14, n. 20, p. 169–183, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/5204. Acesso em: 8 ago. 2025.

Número

Sección

Testimonios y entrevistas