Ética e felicidade
Palabras clave:
Ética, Felicidade.Resumen
As duas palavras-chave deste ensaio são os dois substantivos que compõem o seu título: ética e felicidade. Esses termos se conectam pelo fato de que a felicidade é a finalidade da ética. A partir das duas dimensões da ética, a individual e a social, procurou-se caracterizar o processo de deslocamento do foco ético do âmbito dos costumes sociais para o âmbito do sujeito, que configurou a crise moral dos tempos atuais. Como alternativa para evitar a relativização da ética, recorre-se a uma ética de fundamento humanista, como base em pressupostos da antropologia filosófica e da psicologia. O desenvolvimento da consciência de si e os níveis de moralidade são construtos utilizados para pensar a ética como foco no sujeito. Como felicidade só se realiza na pessoa, a forma como a pessoa constrói o seu modelo de realidade e lida com o mistério da vida determina a sua capacidade de ser feliz, mesmo sem a certeza de que seu conhecimento seja a exata representação da realidade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".
