Ética e felicidade
Keywords:
Ética, Felicidade.Abstract
As duas palavras-chave deste ensaio são os dois substantivos que compõem o seu título: ética e felicidade. Esses termos se conectam pelo fato de que a felicidade é a finalidade da ética. A partir das duas dimensões da ética, a individual e a social, procurou-se caracterizar o processo de deslocamento do foco ético do âmbito dos costumes sociais para o âmbito do sujeito, que configurou a crise moral dos tempos atuais. Como alternativa para evitar a relativização da ética, recorre-se a uma ética de fundamento humanista, como base em pressupostos da antropologia filosófica e da psicologia. O desenvolvimento da consciência de si e os níveis de moralidade são construtos utilizados para pensar a ética como foco no sujeito. Como felicidade só se realiza na pessoa, a forma como a pessoa constrói o seu modelo de realidade e lida com o mistério da vida determina a sua capacidade de ser feliz, mesmo sem a certeza de que seu conhecimento seja a exata representação da realidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2007-05-01
How to Cite
PENA, Roberto Patrus Mundim. Ética e felicidade. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 11, p. 33–46, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2881. Acesso em: 27 oct. 2025.
Issue
Section
Conferences
License
By submitting any manuscript (articles, reviews, or interviews) authors automatically assign full copyrights to PUC Minas. Authors are requested to ensure:
The absence of conflicts of interest (relations between authors, companies/ institutions or individuals with an interest in the topic covered by the article), as well as funding agencies or sponsoring institutions of the research that culminated in the article.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".
