Ética e felicidade
Mots-clés :
Ética, Felicidade.Résumé
As duas palavras-chave deste ensaio são os dois substantivos que compõem o seu título: ética e felicidade. Esses termos se conectam pelo fato de que a felicidade é a finalidade da ética. A partir das duas dimensões da ética, a individual e a social, procurou-se caracterizar o processo de deslocamento do foco ético do âmbito dos costumes sociais para o âmbito do sujeito, que configurou a crise moral dos tempos atuais. Como alternativa para evitar a relativização da ética, recorre-se a uma ética de fundamento humanista, como base em pressupostos da antropologia filosófica e da psicologia. O desenvolvimento da consciência de si e os níveis de moralidade são construtos utilizados para pensar a ética como foco no sujeito. Como felicidade só se realiza na pessoa, a forma como a pessoa constrói o seu modelo de realidade e lida com o mistério da vida determina a sua capacidade de ser feliz, mesmo sem a certeza de que seu conhecimento seja a exata representação da realidade.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2007-05-01
Comment citer
PENA, Roberto Patrus Mundim. Ética e felicidade. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 11, p. 33–46, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2881. Acesso em: 20 août. 2025.
Numéro
Rubrique
Confêrencias
Licence
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".