A Igreja Católica e a construção do espaço urbano em Belo Horizonte

Autores/as

  • Carla Ferretti Santiago PUC Minas

Palabras clave:

Cidade, Construção, Igreja Católica.

Resumen

Em 1930, é instalado, na região noroeste de Belo Horizonte, o Seminário do Coração Eucarístico de Jesus. Na década de 70, as antigas instalações do Seminário passam a abrigar o campus da então Universidade Católica de Minas Gerais. A partir da presença dessas importantes instituições de ensino católicas nesse território de Belo Horizonte, este ensaio pretende avaliar como a presença da Igreja em uma área específica da cidade funcionou como elemento dinamizador da ocupação do espaço, e os nexos que estabeleceu com a comunidade de moradores vizinha. Nesse sentido, pretende-se perceber a ação da Igreja Católica como sujeito atuante na construção do espaço urbano de Belo Horizonte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carla Ferretti Santiago, PUC Minas

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: história de Belo Horizonte, ensino de história, formação de professores e educação a distância.

Publicado

2001-11-22

Cómo citar

SANTIAGO, Carla Ferretti. A Igreja Católica e a construção do espaço urbano em Belo Horizonte. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 6, n. 7, p. 5–19, 2001. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1706. Acesso em: 21 ago. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos