História da população brasileira: balanços e perspectivas

Autores/as

  • Tarcísio Rodrigues Botelho PUC Minas

Palabras clave:

Demografia histórica, Brasil

Resumen

A demografia histórica brasileira tem se caracterizado por uma contínua preocupação em refletir sobre seu objeto e sobre suas realizações. A tarefa aqui proposta é analisar pontos que ainda não foram suficientemente abordados ou que muitas vezes não sofreram uma sistematização em seus achados. Para tanto, parto de uma discussão sobre os conceitos de demografia e demografia histórica; falo das fontes utilizadas por tais estudos; e, ao final, abordo os temas que considero relevantes para uma sistematização dos conhecimentos em demografia histórica no Brasil, agrupando-os em dois conjuntos: os estudos do contingente populacional brasileiro e os estudos dos componentes da dinâmica populacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tarcísio Rodrigues Botelho, PUC Minas

graduou-se em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), é mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (1994) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de História, com ênfase em História do Brasil, e de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: população, família, cidades, patrimônio histórico.

Publicado

2001-11-22

Cómo citar

BOTELHO, Tarcísio Rodrigues. História da população brasileira: balanços e perspectivas. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 6, n. 7, p. 30–48, 2001. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1708. Acesso em: 21 ago. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos