O contratador dos diamantes e Chica que manda

Autores/as

  • Virgínia Maria Trindade Valadares PUC Minas

Palabras clave:

Elite mineira, Universidade de Coimbra, Ouro, Diamante, Contratador

Resumen

O objetivo deste texto é analisar a vida do Desembargador e Contratador dos diamantes em Minas Gerais, nascido em Mariana, João Fernandes de Oliveira. Este era filho de outro João Fernandes de Oliveira, primeiro Contratador dos diamantes na Capitania mineira e de Maria de São José, descendente de rica família paulista. João Fernandes de Oliveira, o pai, enviou o seu filho para estudar na Universidade de Coimbra, onde graduou-se em Direito Canônico. Após bacharelar-se em Coimbra e receber todos os títulos e honrarias no Reino, João Fernandes de Oliveira, o filho, retornou para Minas Gerais, como o novo contratador, indo morar no Tejuco, onde seu coração foi arrebatado pela escrava Chica da Silva, com quem teve vários filhos, todos naturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Virgínia Maria Trindade Valadares, PUC Minas

Possui graduação em História pelo UNI - Centro de Belo Horizonte (1974), mestrado em História da Expansão e dos Descobrimentos Português pela Universidade de Lisboa (1997) e doutorado em História da Expansão e dos Descobrimentos Português pela Universidade de Lisboa (2002). Atualmente é professora adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de História Moderna, com ênfase em HISTÓRIA DA EXPANSÃO E DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES, atuando principalmente em História comparada Brasil - Portugal com enfoque na administração e política metropolitana em Minas Gerais no século XVIII.

Publicado

2005-11-23

Cómo citar

VALADARES, Virgínia Maria Trindade. O contratador dos diamantes e Chica que manda. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 7, n. 8, p. 57–66, 2005. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/1718. Acesso em: 29 ago. 2025.

Número

Sección

Tema Libre - Artículos