População e espaço nacional no Brasil do século XIX
Palabras clave:
Brasil, Século XIX, Escravidão, Crescimento demográficoResumen
A partir de levantamentos censitários realizados ao longo do século XIX, procuro acompanhar a evolução demográfica brasileira. Selecionei as informações sobre a condição social (habitantes livres ou cativos) e sobre o sexo, além de recuperar, sempre que possível, os dados sobre a composição por cor da população, privilegiada pelas análises da época, sobretudo a partir de 1870. A observação destes componentes da população brasileira deixa claro, a meu ver, os rumos da transição para o trabalho livre, no sentido de carrear os escravos ainda úteis para as novas áreas dinâmicas, especialmente o café. Ademais, os dados apontam os rumos do crescimento da população brasileira, com o avanço sobre áreas até então pouco ocupadas, como o sul e o norte.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".