Discursos higienistas para a educação primária no Pará (1900-1912)
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2021v22n36p9-23Palabras clave:
Ensino primário, Higienismo, Discursos CientíficosResumen
Este artigo tem como objetivo analisar como os discursos higienistas permearam as práticas e orientaram o ensino, de forma a legitimar um padrão higienista para educação primária do Pará no período de 1900-1912. É uma pesquisa documental que analisou documentos históricos como o relatório do 4º grupo escolar (1909), o jornal Província do Pará (1910), jornal Folha do Norte (1910), mensagem do governador do estado do Pará (1897), Revista A Escola (1900) e da Revista do Ensino (1911). Para dialogar com as análises, trazemos para o debate autores como Coelho (2002), Habib (2012), Foucault (1986), Mendes e Nobrega (2008), entre outros. A partir das análises das fontes entendemos que os discursos higienistas moldaram o que seria considerado ideal para as escolas. Desde as construções dos prédios escolares até a organização escolar, os discursos desses médicos e sanitaristas perpassaram por dentro dos debates educacionais no estado do Pará, construindo um modelo de educação correto, saudável e moderno, evidenciando assim uma grande discrepância social.
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