Quem quer paróquia, quer templo: a igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Vila do Príncipe e suas irmandades leigas, Comarca do Serro do Frio, Minas Gerais, 1713-1821
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2021v22n36p98-117Palabras clave:
Brasil colônia, Comarca do Serro do Frio, Vila do Príncipe, Irmandades leigas, História culturalResumen
Em torno do conceito de gesto pedagógico colonial – como são criadas e de que forma funcionam as complexas redes de sociabilidade com suas relações de poder e de autoridade – investigamos como a arquitetura da matriz serrana e suas irmandades leigas revelam o jeito barroco serrano de ser, ou seja, como a constituição ontológica serrana se mostra em sua arquitetura religiosa no período colonial. Revisamos alguns estudos e datações estabelecidas desde o século XX sobre a matriz da Senhora da Conceição. Centramos nossa análise na metodologia de pesquisa bibliográfica e documental. O resultado é uma narrativa ampliada sobre a sociedade serrana colonial e suas devoções, festas e templos, baseada numa cosmovisão centrada na noção de salvação da alma pela intermediação da Igreja católica em processo de reforma e contrarreforma pós-tridentina.
Descargas
Citas
ARQUIVO ECLESIÁSTICO DA ARQUIDIOCESE DE DIAMANTINA. Livro de Despesas da Confraria do Santíssimo Sacramento – Serro, 1767 a 1820.
ARQUIVO ECLESIÁSTICO DA ARQUIDIOCESE DE DIAMANTINA. Livro de Termos e Concordatas da Arquiconfraria de São Francisco, 1843, fl. 98v.-100v.
ARQUIVO IPHAN SERRO. Registro Geral 1793-1795, Doc. 01, Cx. 56; 1781-1783, Doc. 01, Cx. 53.
ARQUIVO JUDICIAL DO SERRO. Livro 19 de Testamentos, 1776; Livro de Registros de Testamentos, 1751.
ARQUIVO PESSOAL MARIA EREMITA DE SOUZA. Cadernos. Caderno [67] 08-06-1979 Losango Verde Tilibra, n.p.
CAMPOS, Adalgisa Arantes. As Irmandades de São Miguel e as Almas do Purgatório: culto e iconografia no Setecentos mineiro. Belo Horizonte: C/Arte, 2013.
CAMPOS, Adalgisa Arantes. Aspectos da Semana Santa através do estudo das Irmandades do Santíssimo Sacramento: cultura artística e solenidades (Minas Gerais séculos XVIII ao XX). In: COLÓQUIO CBHA, 24, 2004, Belo Horizonte, p. 1-14. Disponível em: <http://www.cbha.art.br/coloquios/2004/anais/anais2004.html>. Acesso em: 07dez. 2020.
CAMPOS, Adalgisa Arantes. Mecenato leigo e diocesano nas Minas Setecentistas. In: RESENDE, Maria Efigênia Lage de; VILLALTA, Luiz Carlos (Orgs.). História de Minas Gerais. As minas setecentistas 2. Belo Horizonte: Autêntica; Companhia do Tempo, 2007, p. 77-107.
LANGE, Francisco Curt. História da música na Capitania Geral das Minas Gerais. Vila do Príncipe do Serro do Frio e Arraial do Tejuco. V. VIII. Belo Horizonte: Conselho Estadual de Cultura de Minas Gerais, 1983.
MARTINS, Judith. Dicionário de artistas e artífices dos séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Rio de Janeiro: Departamento de Assuntos Culturais, Ministério da Educação e Cultura, 1974. 2 vols.
SALLES, Fritz Teixeira de. Associações religiosas no ciclo do ouro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
TRINDADE, Dom Frei José da Santíssima. Visitas pastorais de Dom Frei José da Santíssima Trindade (1821-1825). Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1998.
VIDE, Sebastião Monteiro da. Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. São Paulo: Edusp, 2010 [1707].
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de cualquier colaboración implica automáticamente la cesión íntegra de los derechos de autor a PUC Minas. Se solicita a los autores que se aseguren de:
La ausencia de conflicto de intereses (relaciones entre autores, empresas / instituciones o personas físicas con interés en el tema cubierto por el artículo), organismos o instituciones que financien la investigación que dio origen al artículo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".