O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica

Autores/as

  • Luzia Maria Werneck Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.

Palabras clave:

Conhecimento, Saber, Educação, Certeza, Incerteza.

Resumen

Este artigo como origem a mesa-redonda “Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superações” da aula inaugural do primeiro semestre de 2006, no curso de História. Sobre essa temática tentarei discorrer, tendo como interlocutores o saber e a educação. Pesquisadores de áreas diversas são convocados: Edgar Morin, Peter Burke, Moacir Gadotti, Frei Betto, João Batista Libânio, Juvenal Arduini. As muitas idéias iluminarão a reflexão, que será alinhavada por pontos e tons diferentes dos vários discursos sobre o conhecimento. As lentes teóricas serão postas para dar nitidez à discussão sobre o conceito de conhecimento proposto pelo texto a partir do diálogo com a educação e o saber.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luzia Maria Werneck, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.

possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é assistente i da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: escola/inclusão/aprendizagem, espaço para alunos cegos, inclusão e religiosidade, inclusão de alunos deficiência e cegueira - prova - puniçâo.

Publicado

2007-05-01

Cómo citar

WERNECK, Luzia Maria. O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 11, p. 49–58, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2882. Acesso em: 15 ago. 2025.

Número

Sección

Mesa Redonda: Educación y Conocimiento