O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica
Mots-clés :
Conhecimento, Saber, Educação, Certeza, Incerteza.Résumé
Este artigo como origem a mesa-redonda “Os processos de construção do conhecimento acadêmico: conflitos e superações” da aula inaugural do primeiro semestre de 2006, no curso de História. Sobre essa temática tentarei discorrer, tendo como interlocutores o saber e a educação. Pesquisadores de áreas diversas são convocados: Edgar Morin, Peter Burke, Moacir Gadotti, Frei Betto, João Batista Libânio, Juvenal Arduini. As muitas idéias iluminarão a reflexão, que será alinhavada por pontos e tons diferentes dos vários discursos sobre o conhecimento. As lentes teóricas serão postas para dar nitidez à discussão sobre o conceito de conhecimento proposto pelo texto a partir do diálogo com a educação e o saber.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2007-05-01
Comment citer
WERNECK, Luzia Maria. O processo de construção do conhecimento: uma tarefa maiêutica. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 11, p. 49–58, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2882. Acesso em: 15 août. 2025.
Numéro
Rubrique
Mesa Redonda: Educação e Conhecimento
Licence
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".