Belo Horizonte sincretista: pequeno ensaio sobre a morfologia mental de uma cidade centenária
Mots-clés :
Cidade, Cultura, Identidade, Mentalidade sincrética.Résumé
A história de Belo Horizonte expressa de modo paradigmático o processo de construção da nação do Brasil republicano moderno. A análise antropológica da cultura e da identidade da capital mineira revela uma morfologia mental sincrética, na qual a tradição e a modernidade podem ser vistas como pólos epistemológicos de uma contradição estrutural constitutiva da identidade cultural dessa cidade centenária.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2007-10-31
Comment citer
ROCHA, Gilmar. Belo Horizonte sincretista: pequeno ensaio sobre a morfologia mental de uma cidade centenária. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 175–202, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2913. Acesso em: 8 août. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê - Belo Horizonte 110 Anos
Licence
O envio de qualquer colaboração implica, automaticamente, a cessão integral dos direitos autorais à PUC Minas. Solicita-se aos autores assegurarem:
A inexistência de conflito de interesses (relações entre autores, empresas/instituições ou indivíduos com interesse no tema abordado pelo artigo), órgãos ou instituições financiadoras da pesquisa que deu origem ao artigo.
Todos os trabalhos submetidos estarão automaticamente inscritos sob uma licença creative commons do tipo "by-nc-nd/4.0".