Belo Horizonte sincretista: pequeno ensaio sobre a morfologia mental de uma cidade centenária

Auteurs-es

  • Gilmar Rocha Universidade Federal Fluminense -UFF

Mots-clés :

Cidade, Cultura, Identidade, Mentalidade sincrética.

Résumé

A história de Belo Horizonte expressa de modo paradigmático o processo de construção da nação do Brasil republicano moderno. A análise antropológica da cultura e da identidade da capital mineira revela uma morfologia mental sincrética, na qual a tradição e a modernidade podem ser vistas como pólos epistemológicos de uma contradição estrutural constitutiva da identidade cultural dessa cidade centenária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gilmar Rocha, Universidade Federal Fluminense -UFF

Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986), com mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Antropologia Cultural (Ciências Humanas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Durante anos atuou como professor de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento Interdisciplinar do Pólo Universitário Rio das Ostras (RJ) da Universidade Federal Fluminense (UFF/PURO). Tem pesquisas e publicações nas áreas da educação e da religião e, com especial ênfase, dedica-se ao estudo dos temas circo e malandragem no Brasil. Atua nas seguintes linhas de investigação: Teoria Antropológica, Simbolismo Corporal, Pensamento Social Brasileiro, Cultura Popular e Produção Cultural.

Téléchargements

Publié-e

2007-10-31

Comment citer

ROCHA, Gilmar. Belo Horizonte sincretista: pequeno ensaio sobre a morfologia mental de uma cidade centenária. Cadernos de História, Belo Horizonte, v. 9, n. 12, p. 175–202, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/cadernoshistoria/article/view/2913. Acesso em: 8 août. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Belo Horizonte 110 Anos