EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS:
reflexões críticas
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p561-570Palavras-chave:
Desigualdade, Respeito, InclusãoResumo
No contexto brasileiro, desde o processo colonial e escravista, existe uma desigualdade endêmica, refletida até os dias atuais com manifestações claras de discriminação .É sob essa perspectiva, sobre o respeito às diversidades individuais, que o ensino deve buscar se qualificar, de forma que, opere de modo inclusivo, para que assim, seja oferecido a todos, igualmente, a educação. o objetivo deste trabalho é discutir de forma crítica os diferentes processos que são possíveis enquanto forma de inclusão dos diferentes grupos sociais, bem como apontar para processos que envolvem condições de desigualdades. Metodologia: foi adotada a revisão narrativa da literatura. Conclusão: é necessário mobilizar a sociedade civil em defesa da dignidade e da valorização da educação nas escolas, para que possa cobrar dos governantes o compromisso com esse direito, no qual deve garantir igualdade jurídica e substantiva.
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