EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS:

reflexões críticas

Autores

  • Amilson Carlos Zanetti Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p561-570

Palavras-chave:

Desigualdade, Respeito, Inclusão

Resumo

No contexto brasileiro, desde o processo colonial e escravista, existe uma desigualdade endêmica, refletida até os dias atuais com manifestações claras de discriminação .É sob essa perspectiva, sobre o respeito às diversidades individuais, que o ensino deve buscar se qualificar, de forma que, opere de modo inclusivo, para que assim, seja oferecido a todos, igualmente, a educação. o objetivo deste trabalho é discutir de forma crítica os diferentes processos que são possíveis enquanto forma de inclusão dos diferentes grupos sociais, bem como apontar para processos que envolvem condições de desigualdades. Metodologia:  foi adotada a revisão narrativa da literatura. Conclusão: é necessário mobilizar a sociedade civil em defesa da dignidade e da valorização da educação nas escolas, para que possa cobrar dos governantes o compromisso com esse direito, no qual deve garantir igualdade jurídica e substantiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amilson Carlos Zanetti, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Contabeis e mestrado em Engenharia de Produção. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor titular - Insituto Belo Horizonte de Ensino Superior. Tem experiência na área de Controladoria , com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas

http://lattes.cnpq.br/1585208074626482

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeduc especial.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Da diferença e da Igualdade. Revista FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, vol. 14, n. 24, 2005, p. 241 -256 ISSN 0104-7043.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação inclusiva como Direito. In: VICTOR, Sonia Lopes; OLIVEIRA, Ivone Martins de (Org.). Educação especial: políticas e formação de professores. Marília: ABPEE, 2016.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Políticas inclusivas e compensatórias na educação básica. Cadernos de Pesquisa, Minas Gerais, v. 35, ed. 124, p. 11-32, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/Sf9vRvx9f3TkJp4nLXn9ZrR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023.

PEREIRA, P. L.; NUNES, A. L. S.; DUARTE, S. F. P. Qualidade de Vida e Consumo Alimentar de Pacientes Oncológicos. Revista Brasileira de Cancerologia, v.61, n.3, p.243-251.2015.

KUHLMANN JÚNIOR. M. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira da Educação. Mai/Jun/Jul/Ago 2000 Nº 14. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a02. Acesso em: 10 jul. 2023.

PAZ, Alejandra Cesarina Rodriguez; VICTOR, Sonia Lopes. Reflexões iniciais sobre a prática colaborativa e a educação especial. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, ed. 55, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/18936/12491. Acesso em: 10 jul. 2023.

PINHO, Clarice Wilken de; Soares, Leôncio ; SILVA, Fernanda Aparecida Rodrigues . Educação, Cultura Popular e Educação de Jovens e Adultos. Revista da FAEEBA- Educação e Contemporaneidade, v. 29, p. 403-416, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/view/525/491. Acesso em: 10 jul. 2023.

PRIETO, Rosangela Gravioli; COSMO, Norma Celiani; ANACHE, Alexandra Ayach. 10 anos da política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. In: CONGRESSO BRASILEIRO PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 5., 2018, São Paulo, Mesa_Redonda [...]. São Paulo: Ufscar, 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rgUONOG9_Zk&t=1435s. Acesso em: 06 jul. 2023.

PRIETO, Rosangela Gravioli. Política de educação especial no Brasil: evolução das garantias legais. In: SEMINÁRIO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 11., 2008, Vitória. Anais [...]. Vitória: Universidade Federal do Espirito Santo, 2008.

ROTHER, E. T. Revisão sistemática x Revisão narrativa. Act Paul Enferm 2007; 20(2): Editorial.

SILVA JR., Hélio. Direito de igualdade racial: aspectos constitucionais, civis e penais. São Paulo: Juarezde Oliveira, 2002.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Zanetti, A. C. (2024). EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES SOCIAIS: : reflexões críticas. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 561–570. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p561-570