DA DOR AO APRENDIZADO, DO MEDO A RECONSTRUÇÃO DO ETHOS:
métodos e técnicas de cuidados humanescentes
Palavras-chave:
Espaço da Palavra, Tenda do Conto, AprendizadoResumo
Esse estudo se propôs discutir experiências vivenciadas na retomada as aulas pós-pandemia. A ideia foi tentar reconstruir o Ethos dos alunos que apresentavam sintomas de ansiedade e medo. Estes foram submetidos a métodos e abordagens de cuidados humanescentes. Assim, esse ensaio teórico-prático-reflexivo foi pautado na escrita assinada, de cunho descritivo e qualitativo, vivido com 23 alunos em uma Universidade do Interior do Nordeste entre 2022 e 2023. Foi utilizado abordagem da Tenda do Conto, Espaço da Palavra e Caderno e Caixa Recanto das Emoções como forma de resgata o Ethos, humanizar e sociabilizar os alunos ao processo de ensino-aprendizado. Observou-se que tais abordagens auxiliou na participação, dinâmica e questionamento dos conteúdos em sala, utilizando o smartphone como complementar durante as discussões e não mais como um objeto de disputa de atenção. Além disso, notou-se uma segurança quanto a autonomia e cuidado de sí mesmos.
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