EXPERIÊNCIAS EXTENSIVAS – RESULTADOS DO PROJETO BIOGÁS UTILIZANDO RESÍDUOS ORGÂNCOS EM COLÉGIO ESTADUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p391-417

Palavras-chave:

Biodigestor, Ensino-aprendizagem, Aulas Experimentativas

Resumo

O presente artigo teve como objetivo apresentar o processo de construção de situações de ensino aprendizagem inseridos em um contexto de construção de planta experimental com biodigestores, em escala reduzida em um colégio público de Foz do Iguaçu-PR. Dentre os principais resultados destacam-se o estabelecimento de protocolos de aulas experimentativas em laboratório na escola, organização dos alunos em grupos de tarefas e incremento das aulas teórico-práticas dos professores do colégio. O programa possibilitou também que os extensionistas tivessem papel fundamental em todo o processo de construção do biodigestor, produção de biogás bem como nas práticas no laboratório de ciências do colégio.

Palavras-chave: biodigestor; ensino-aprendizagem aulas experimentativas.

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Biografia do Autor

Diego Moraes Flores, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professor Doutor do Curso de Geografia e do ILATIT / UNILA - Campus Foz do Iguaçu (PR).

Ricardo Morel Hartmann, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professor Doutor do Curso de Engenharia de Energia do ILATIT/UNILA - Campus Foz do Iguaçu (PR).

Andreia Cristina Furtado, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Professora Doutora do Curso de Engenharia Química do ILATIT / UNILA Campus Foz do Iguaçu (PR).

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

Flores, D. M., Morel Hartmann, R. ., & Cristina Furtado, A. (2025). EXPERIÊNCIAS EXTENSIVAS – RESULTADOS DO PROJETO BIOGÁS UTILIZANDO RESÍDUOS ORGÂNCOS EM COLÉGIO ESTADUAL. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 391–417. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p391-417