O PAPEL DO DISCENTE DE ODONTOLOGIA NO DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES ONCOLÓGICOS:
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p715-730Palavras-chave:
Câncer Oral, Acompanhamento dos Cuidados de Saúde, DiagnósticoResumo
A universidade, em sua essência, destaca-se por seu compromisso social por meio das tríades de pesquisa, ensino e extensão. Dentro desse contexto, organizações como o Núcleo de Câncer Oral-UEFS (NUCAO-UEFS) e projetos a ele vinculado assumem o compromisso de inserir discentes dentro de ambientes de práticas e cuidado. O presente trabalho objetiva relatar a experiência de discentes de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana no diagnóstico de neoplasias orais dentro NUCAO-UEFS, no acompanhamento do paciente submetido ao tratamento radioterápico na Unidade de Alta Complexidade e Oncologia (UNACON) e no acompanhamento do paciente após o tratamento radioterápico. O contato inicial do estudante com o NUCAO e o estudo de lesões orais ocorre durante o quinto semestre do curso de Odontologia através de um componente curricular obrigatório onde são realizados atendimentos ambulatoriais a pacientes acometidos por lesões orais, posteriormente, o discente pode passar por um processo seletivo para integrar-se ao núcleo. Parte dos estudantes estão vinculados a um projeto de pesquisa, onde realizam o acompanhamento de pacientes na UNACON durante o tratamento radioterápico e também realizam o acompanhamento odontológico após a finalização do tratamento. A influência das atividades de extensão na educação em saúde, atuando na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, reforçam a importância da inserção do estudante em atividades extramuros para que seja estabelecido um vínculo entre a comunidade e a Universidade proporcionando ao acadêmico experiências e trocas de conhecimentos que o tornarão um profissional acolhedor e ético.
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