INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE NA INTERVENÇÃO PRECOCE:

repercussões de um curso de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p456-478

Palavras-chave:

Intervenção Educacional Precoce, Práticas Interdisciplinares, Relações Interprofissionais

Resumo

A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nos programas de intervenção precoce respaldam as crianças e as famílias em seu contexto e ao longo do tempo, possibilitando o cuidado integral. O objetivo do estudo foi identificar as repercussões de um curso de extensão em atenção à saúde ocular na compreensão da interdisciplinaridade e na realização do cuidado interprofissional, na perspectiva de profissionais atuantes em diferentes serviços de intervenção precoce. Foi realizado estudo misto, descritivo-exploratório longitudinal, com a aplicação de questionários e grupo focal. Foram realizadas análise estatística para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Após o curso, verificou-se maior nível de conhecimento sobre interdisciplinaridade, possibilitando aos profissionais a percepção de que ações antes identificadas como interprofissionais no cotidiano de sua prática não se classificavam desta maneira, diminuindo a percepção de frequência de realização. Os dados corroboram com estudos que apontam barreiras conceituais, atitudinais e estruturais na efetivação de projetos interdisciplinares e interprofissionais, situando a formação como ferramenta de mudança. Ainda são escassos estudos sobre práticas e possibilidades de ampliação do cuidado interdisciplinar na intervenção precoce, considerando suas peculiaridades. No entanto, a formação por meio de ação extensionista é ferramenta potente de transformação de paradigmas e de práticas, evidenciando questões conceituais e atitudinais que poderiam ser minimizadas caso esses aspectos fossem pensados em todo o processo de formação. Para tanto, é fundamental ampliar, disseminar e potencializar ações educativas interdisciplinares e interprofissionais e investigar seu impacto.

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Biografia do Autor

Gabriela Nascimento, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2005). Mestre e doutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014/2019). Professora na Universidade Federal do Paraná desde 2010, atuando em atividades de ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos temas: saúde ocular (deficiência visual e múltipla deficiência), intervenção precoce, família, interdisciplinaridade, terapia ocupacional, desempenho ocupacional e tecnologia assistiva. Membro do Laboratório de Reabilitação, Inclusão e Tecnologia Assistiva da Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná (RITAlab - TO/UFPR)

Ana Cláudia Fernandes, Doutora em Saúde Interdisciplinaridade e Reabilitação - FCM/Unicamp

Doutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação - FCM/Unicamp - Bolsista CAPES (2017-2021) com Período Sanduíche realizado na Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da Universidade de Barcelona - UB - Bolsista CAPES PrInt (2020). Mestra em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação - FCM/Unicamp - Bolsista CAPES (2015-2017). Fonoaudióloga pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - FCM/Unicamp (2011-2014) - Bolsista de Iniciação Científica FAPESP (2013-2014). Áreas de interesse: fonoaudiologia, comunicação e linguagem, comunicação aumentativa e alternativa, métodos alternativos de comunicação, ensino superior, educação inclusiva, estratégias de ensino, reabilitação, saúde pública e coletiva, política públicas para pessoa com deficiência, deficiência visual, Tecnologia Assistiva, família, relações interpessoais e dinâmica de grupo, e práticas integrativas e complementares em saúde.

Rita Montilha, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Terapeuta ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986); Especialista em Psiquiatria Médica e Psicologia Clínica da Adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Mestrado em Ciências Médicas na área de Neurologia (1997) e doutorado em Ciências Médicas, na área de Ciências Biomédicas (2001), ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Atua no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto" (Cepre) - FCM, Unicamp. É docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado): Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação- FCM - Unicamp. Tem experiência no Campo do Desenvolvimento Humano, com ênfase na área de deficiência visual, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, reabilitação, abordagens grupais, CIF, tecnologia assistiva, linguagem, neurologia, prevenção da cegueira e baixa visão.

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Publicado

2025-03-25

Como Citar

Cordeiro Corrêa do Nascimento, G. ., Fernandes, A. C., & de Cássia Ietto Montilha, R. (2025). INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE NA INTERVENÇÃO PRECOCE:: repercussões de um curso de extensão. Conecte-Se! Revista Interdisciplinar De Extensão, 8(17), 456–478. https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p456-478