INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE NA INTERVENÇÃO PRECOCE:
repercussões de um curso de extensão
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2594-5467.2024v8n17p456-478Palavras-chave:
Intervenção Educacional Precoce, Práticas Interdisciplinares, Relações InterprofissionaisResumo
A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade nos programas de intervenção precoce respaldam as crianças e as famílias em seu contexto e ao longo do tempo, possibilitando o cuidado integral. O objetivo do estudo foi identificar as repercussões de um curso de extensão em atenção à saúde ocular na compreensão da interdisciplinaridade e na realização do cuidado interprofissional, na perspectiva de profissionais atuantes em diferentes serviços de intervenção precoce. Foi realizado estudo misto, descritivo-exploratório longitudinal, com a aplicação de questionários e grupo focal. Foram realizadas análise estatística para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Após o curso, verificou-se maior nível de conhecimento sobre interdisciplinaridade, possibilitando aos profissionais a percepção de que ações antes identificadas como interprofissionais no cotidiano de sua prática não se classificavam desta maneira, diminuindo a percepção de frequência de realização. Os dados corroboram com estudos que apontam barreiras conceituais, atitudinais e estruturais na efetivação de projetos interdisciplinares e interprofissionais, situando a formação como ferramenta de mudança. Ainda são escassos estudos sobre práticas e possibilidades de ampliação do cuidado interdisciplinar na intervenção precoce, considerando suas peculiaridades. No entanto, a formação por meio de ação extensionista é ferramenta potente de transformação de paradigmas e de práticas, evidenciando questões conceituais e atitudinais que poderiam ser minimizadas caso esses aspectos fossem pensados em todo o processo de formação. Para tanto, é fundamental ampliar, disseminar e potencializar ações educativas interdisciplinares e interprofissionais e investigar seu impacto.
Downloads
Referências
ALVES, F. A. P. et al. A interdisciplinaridade como estratégia de ensino e aprendizagem. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 13, e240192, 2019. DOI: https://doi.org/10.5205/1981- 8963.2019.240192. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/240192/33011. Acesso em: 23 mar. 2024.
ARRUDA, G. M. M. S. et al. A fisioterapia nos núcleos de apoio à saúde da família: discussão sobre ações de apoio assistencial, matricial, institucional e comunitário. Saúde & Transformação Social, Florianópolis, v. 10, n. 1/2/3, p. 243–255, 2019. Disponível em: https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/4047/5654. Acesso em: 23 mar. 2024.
AZEVEDO, A. B. de; PEZZATO, L. M.; MENDES, R. Formação interdisciplinar em saúde e práticas coletivas. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 113, p. 647–657, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201711323. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/qBXChrFm9MGGDSjD69nk5mC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 mar. 2024.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições, 2011.
BEZERRA, J. G. DE V.; AZEVEDO, C. C. DE; SAMPAIO, J. F. Desafios da Formação para o Trabalho Interprofissional no Contexto da Reabilitação. Revista Portal: Saúde e Sociedade, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 680–693, 2018. DOI: https://doi.org/10.28998/rpss.v3i1.4196. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/nuspfamed/article/view/4196. Acesso em: 23 mar. 2024.
BRASIL. Ministério Da Saúde. Portaria No 793, de 24 de abril de 2012. Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0793_24_04_2012.html. Acesso em: 23 mar. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia. p. 123, Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_estimulacao_criancas_0a3anos_neuropsicomotor.pdf. Acesso em: 23 mar. 2024.
BROUKHIM, M. et al. Interprofessional conflict and conflict management in an educational setting. Medical Teacher, [S. l.], v. 41, n. 4, p. 408–416, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/0142159X.2018.1480753. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0142159X.2018.1480753. Acesso em: 23 mar. 2024.
CORREIA, R. L.; COSTA, S. L. da; AKERMAN, M. Ensinagem em desenvolvimento local participativo na formação em saúde. Revista Ciência em Extensão, [S. l.], v. 16, p. 46–68, 2020. DOI: https://doi.org/10.23901/1670-4605.2020v16p46-68. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1679-4605.2020v16p46-68/2430. Acesso em: 23 mar. 2024.
COSTA, M. V. da. A educação interprofissional no contexto brasileiro: algumas reflexões. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, [S. l.], v. 20, n. 56, p. 197-198, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0311. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/icse/2016.v20n56/197-198/pt/. Acesso em: 23 mar. 2024.
DUTRA, M. J. et al. Projeto Rede de Cuidados Territoriais em Saúde. Revista da ABENO, [S. l.], v. 22, n. 2, p. 1681, 2022. DOI: https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1681. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1681. Acesso em: 23 mar. 2024.
ELLERY, A. E. L.; BARRETO, I. C. de H. C. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade: produções mediadas pelos afetos. In: SCHWEICKARDT, J. C. et al. (Eds.). Trabalhar e aprender em conjunto: por uma técnica e ética de equipe na saúde. 1. ed. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2019. p. 36–49.
FERRO, L. F. et al. Interdisciplinaridade e intersetorialidade na estratégia saúde da família e no núcleo de apoio à saúde da família: Potencialidades e desafios. Mundo da Saúde, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 129–138, 2014. Disponível: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/interdisciplinariedade_intersetorialidade_estrategia_saude_familia.pdf. Acesso em: 23 mar. 2023.
FEUERWERKER, L. C. M. Cuidar em saúde. In: FEUERWERKER, L. C. M.; BERTUSSI, D. C.; MERHY, E. E. (Eds.). Avaliação compartilhada do cuidado em saúde: Surpreendendo o instituído nas redes. Livro 2. Rio de Janeiro: Hexis, 2016. p. 35–47.
FREIRE FILHO, J. R. et al. New national curricula guidelines that support the use of interprofessional education in the Brazilian context: An analysis of key documents. Journal of Interprofessional Care, v. 31, n. 6, p. 754–760, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/13561820.2017.1346592. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13561820.2017.1346592. Acesso em: 23 mar. 2024.
GARCIA, L. M. T. et al. Intersetorialidade na saúde no Brasil no início do século XXI: um retrato das experiências. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. 103, p. 966–980, 2014. DOI: https://doi.org/10.5935/0103-1104.20140083. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/rZnYjDrJMxmjzhRNbRBBr6z/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 mar. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
LEITE, F. C.; LOPES, R. C.; RUAS, T. C. B. O desafio da interdisciplinaridade na Faculdade de Medicina do ABC. ABCS Health Sciences, [S. l.], v. 40, n. 3, p. 337–342, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.7322/abcshs.v40i3.818. Disponível em: http://files.bvs.br/upload/S/2318-4965/2016/v40n3/a5369.pdf. Acesso em: 23 mar. 2024.
LIMA, V. V. et al. Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 22, n. suppl 2, p. 1549–1562, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0722. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/HcKDyxGDbbtHpj8nphcZ5nv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 mar. 2024.
NASCIMENTO, G. C. C. do et al. Programas de intervenção precoce: caracterização de instituições e profissionais. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 61, p. 431–46, 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X26414. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/26414. Acesso em: 23 mar. 2024.
PEDUZZI, M.; AGRELI, H. F. Trabalho em equipe e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [S. l.], v. 22, n. suppl 2, p. 1525–1534, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0827. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/MR86fMrvpMcJFSR7NNWPbqh/#. Acesso em: 23 mar. 2024.
PEREIRA, E. V. et al. Pensamento complexo e formação em enfermagem: possibilidades da extensão universitária. Revista Enfermagem Atual In Derme, [S. l.], v. 96, n. 39, 2022. DOI: https://doi.org/10.31011/reaid-2022-v.96-n.39-art.1444. Disponível em: https://revistaenfermagematual.com/index.php/revista/article/view/1444. Acesso em: 23 mar. 2024.
REUTER, C. L. O.; SANTOS, V. C. F. DOS; RAMOS, A. R. The exercise of interprofessionality and intersetoriality as an art of caring: innovations and challenges. Escola Anna Nery, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1–8, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0441. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/CBWhDD897ThYB7LYBmQmXFg/?lang=en&format=html#. Acesso em: 23 mar. 2024.
ROMAGNOLI, R. C. Transversalizando as políticas públicas: quando a intersetorialidade se torna rizomática. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 22, n. 3, p. 421-432, 2017. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v22i3.35843. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/35843. Acesso em: 23 mar. 2024.
ROSA, F. C. et al. PET-Saúde/interprofissionalidade: participação popular e controle social na formação em saúde. Revista Ciência em Extensão, [S. l.], v. 17, p. 505–516, 2022. DOI: https://doi.org/10.23901/1679-4605.2021v17p505-516. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/3392. Acesso em: 23 mar. 2024.
SANTANA, D. D. C.; DA SILVA, M. R. A percepção de estudantes da área da saúde sobre o trabalho interdisciplinar: Experiência no projeto de extensão Sorriso de Plantão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 13–24, 2020. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2020v11i1.10753. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10753. Acesso em: 23 mar. 2024.
TAMAYO, M. et al. Teamwork: Relevance and interdependence of interprofessional education. Revista de Saúde Pública, [S. l.], v. 51, n. 1, p. 1–10, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/S1518-8787.2017051006816. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/dZG5Rm8kjSFKLT5PqSVFPpG/. Acesso em: 23 mar. 2024.
TAVARES, M. de F. L. et al. A promoção da saúde no ensino profissional: desafios na Saúde e a necessidade de alcançar outros setores. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 6, p. 1799–1808, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015216.07622016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/CqMMMJDLHbjwFg6tbQgWqQK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) (co)autor(es) responsabiliza(m)-se pelo ineditismo do texto submetido (sanções possíveis por plágio são de sua inteira responsabilidade) e atribuem a Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão a autorização para a publicação deste. O(s) (co)autor(es) assume(m) que este texto não se encontra publicado em nenhum outro veículo, bem como não se encontra em análise, para publicação, em outro periódico.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.